idosos

Projeto de Lei do Senado propõe Contrato de Trabalho Especial do Idoso

Caso aprovado em comissão, o Projeto de Lei que propõe a alteração da CLT para idosos vai direto para a Câmara dos Deputados

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 17/05/2017 às 13:10
Jefferson Rudy / Agência Senado
Caso aprovado em comissão, o Projeto de Lei que propõe a alteração da CLT para idosos vai direto para a Câmara dos Deputados - FOTO: Jefferson Rudy / Agência Senado
Leitura:

O Projeto de Lei do Senado nº 142/2017 de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) propõe a alteração da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para instituir o Contrato de Trabalho Especial do Idoso.

De acordo com o projeto, pessoas com mais de 60 anos irão trabalhar em regime diferenciado. No Contrato de Trabalho Especial, a duração não pode exceder quatro horas diárias, não sendo permitida a prorrogação ou compensação da jornada. Além disso, o trabalhador teria direito ao salário-hora equivalente ao piso da categoria profissional em que atua. 

"Da mesma forma como existe em nosso ordenamento jurídico propulsores para a contratação de pessoas portadoras de deficiência e menores aprendizes, o projeto em tela visa impulsionar a contratação dos idosos", afirmou o senador Fernando Bezerra.

Incentivo

O empregador pode contratar através do regime especial até 10% do efetivo. Para incentivar a contratação de idosos, a alíquota do FGTS será reduzida para o montante de 2%, assim como a dispõe a Lei nº 10.097, que trata sobre regime para menor aprendiz.

A matéria tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde será votado em decisão terminativa. Caso seja aprovado, ela não precisa passar pelo plenário do Senado Federal e segue direto para a Câmara dos Deputados. O prazo para recebimento de emendas é até esta quarta-feira (17).  

Últimas notícias