Enchentes

Deputado apresenta projeto de lei para beneficiar cidades da Mata Sul

Tadeu Alencar quer suspensão de pagamentos parcelados de tributos federais para municípios em emergência ou calamidade

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/06/2017 às 18:39
Chico Ferreira/PSB
Tadeu Alencar quer suspensão de pagamentos parcelados de tributos federais para municípios em emergência ou calamidade - FOTO: Chico Ferreira/PSB
Leitura:

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) protocolou, na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei Complementar (PLC 379/2017) que prevê a suspensão de pagamento de parcelamentos de tributos federais firmados por Estados e municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública. A maior parte das cidades nessa situação se localizam na Mata sul de Pernambuco.

A proposta acrescenta um dispositivo à Lei Complementar 148, de 2014, que estipula condições nos contratos de refinanciamento de dívidas de estados e municípios com a União.

Pela proposta de Tadeu, as unidades estaduais ou municipais, em estado de emergência ou calamidade pública – formalmente reconhecidos pelo Poder Executivo Federal -, terão seus parcelamentos de débitos de tributos federais suspensos, pelo período em que permanecerem nesta situação.

O prazo de suspensão de pagamentos não poderá ser inferior a seis meses e superior a 24 meses. Contudo, o projeto pretende estender este período às cidades com menor arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), chegando ao limite de 30 meses.

Isto porque, segundo a proposição, municípios com coeficiente do FPM menor ou igual a 2,0, no ano do início do evento climático, poderão ter acrescidos seis meses a este prazo.

JUSTIFICATIVA

Em sua justificativa, Tadeu cita diretamente as inundações ocorridas nos estados de Pernambuco e Alagoas e destaca que os municípios atingidos por desastres naturais arcam com altíssimo custo social e econômico.

“A construção de casas, de escolas, de estradas, de órgãos públicos, de hospitais, o auxílio social que muitas vezes é necessário pagar para que a população enfrente tais situações, é um esforço penoso e financeiramente insuportável para entes que normalmente já se ressentem da insuficiência de recursos”, argumenta o parlamentar no projeto.

Últimas notícias