Política

Orquestra Criança Cidadã recebe medalha na Câmara Municipal

A orquestra já ganhou mais de 20 prêmios e tocou em diversos países

Vinícius Sales
Cadastrado por
Vinícius Sales
Publicado em 24/08/2017 às 21:08
Ivan Nascimento
A orquestra já ganhou mais de 20 prêmios e tocou em diversos países - FOTO: Ivan Nascimento
Leitura:

Nesta quinta-feira, 14, foi realizada na Câmara Municipal do Recife uma sessão Solene em homenagem a Orquestra Criança Cidadã. A proposta da Medalha de Mérito José Mariano foi do ex-vereador Jadeval de Lima, reapresentada pelo vereador Eduardo Chera (PDT). Por motivo de doença ele foi representado pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB).

Idealizada pelo juiz João José Targino, a orquestra funciona desde 2006, na comunidade do Coque. Já em Ipojuca o projeto funciona desde 2014. “Esta Medalha é um estímulo para que continuemos fazendo este trabalho de inclusão. Esta Orquestra nasceu de uma dívida de gratidão minha a esta cidade e Estado. Sou paraibano mas aqui tive todas as oportunidades que não tive lá. Não posso deixar de citar o talento dessas crianças. Nosso objetivo não é apenas ensinar música mas desenvolver caráter”, afirma João José em seu discurso.

A orquestra atende gratuitamente jovens de 04 a 21 anos. No projeto eles aprendem instrumentos de corda, percussão, teoria e percepção musica, flauta doce, canto e coral, entre outros instrumentos. O programa também recebe apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico, odontológico, aulas de informática e também recebem três refeições ao dia.

Além disso os participantes recebem uma qualificação profissional da Escola de Luthier e Archetier, onde aprendem o reparo e a construção de instrumentos musicais. A orquestra já participou de intercâmbios para o exterior, tocando em países como Polônia, República Tcheca, Alemanha e México.

Últimas notícias