Embate interno

PMDB-PE promete ofensiva para manter comando do partido

'Não permitiremos que usurpem a nossa história de mais de 50 anos de luta e de resistência', diz nota enviada após reunião do diretório estadual do PMDB

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 12/09/2017 às 12:21
Diego Nigro / JC Imagem
'Não permitiremos que usurpem a nossa história de mais de 50 anos de luta e de resistência', diz nota enviada após reunião do diretório estadual do PMDB - FOTO: Diego Nigro / JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 12h46

O PMDB em Pernambuco divulgou uma nova nota após reunião realizada na manhã desta terça-feira (12) em reação a ameaça de dissolução do diretório estadual e a perda do comando para o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), recém-filiado, que pretende levar à sigla para o campo da oposição em 2018. A nota reafirma o tom do presidente Raul Henry (PMDB) em declarações desta segunda (11) contra FBC e em defesa "incondicional" do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB). Ele já foi à Brasília para tentar sensibilizar a Executiva e irá participar da reunião do PMDB nacional nesta quarta-feira (12).

Os peemedebistas prometem uma ofensiva para manter o comando do partido "para preservar a identidade, a história e o patrimônio político do PMDB de Pernambuco em todas as frentes", o que sinaliza que irão judicializar a questão caso a Executiva Nacional queira intervir no diretório.

No informe intitulado "Exigimos respeito", o PMDB-PE classifica o processo de entrada de Fernando Bezerra como "indigna, traiçoeira, torpe e repulsiva". Os peemedebistas ressaltam Jarbas como uma figura central nas sigla. "Não admitiremos, jamais, a destituição de Jarbas Vasconcelos da direção política do PMDB de Pernambuco. A biografia e a liderança de Jarbas, reserva moral da vida pública do país, será defendida por nós incondicionalmente", diz nota. 

Leia a íntegra da nota

EXIGIMOS RESPEITO

"A história do PMDB de Pernambuco começou em 1966, quando foi fundado o MDB. Nesses mais de 50 anos de trajetória, nosso partido caracterizou-se pela combatividade, pela resistência ao autoritarismo, pela postura republicana na relação com o patrimônio público e pela defesa dos interesses do povo.

A síntese dessa história e desses valores materializa-se em um nome, o do do ex-governador Jarbas Vasconcelos. Jarbas foi fundados do MDB e do PMDB. Foi também seu presidente estadual e nacional, companheiro leal do inesquecível Ulysses Guimarães. Sua vida é exemplo de coragem cívica, reditão de caráter, honestidade e espírito público. Por isso, para nós do PMDB de Pernambuco, Jarbas é mais que uma liderança, é um símbolo da nossa identidade política.

Nosso partido, seguindo sua índole democrática, sempre procurou cultivar, ao longo do seu caminho, um tratamento respeitoso com as lideranças políticas do estado e manteve-se aberto a todos que o quisessem integrar e defender suas bandeiras.

Não aceitamos, no entanto, a atitude indigna, traiçoeira, torpe e repulsiva daqueles que querem entrar no partido para promoverem uma intervenção com sua direção estadual e em sua orientação política.

Não admitiremos, jamais, a destituição de Jarbas Vasconcelos da direção política do PMDB de Pernambuco. A biografia e a liderança de Jarbas, reserva moral da vida pública do país, será defendida por nós incondicionalmente.

Não permitiremos que usurpem a nossa história de mais de 50 anos de luta e de resistência.

Este diretório estadual foi eleito de maneira legítima e democrática. Dele, participam, sem distinção, as principais lideranças políticas que fazem o PMDB de Pernambuco, em todas as regiões do estado.

O senador Fernando Bezerra Coelho ainda em tempo para aprender a lidar com gestos de grandeza, elegância e generosidade, como foi o de Jarbas ao admitir o seu acolhimento no partido. Aprender também que a nossa história é de lealdade, não de traição. Da coerência, não de oportunismo. De decência, não de incorreção.

Por todas essas razões, exigimos respeito! Declaramos nosso irrestrito apoio a Jarbas Vasconcelos. E manifestamos à opinião pública do estado nossa indignação e a disposição de lutar em todas as frentes para preservar a identidade, a história e o patrimônio político do PMDB de Pernambuco."

Últimas notícias