O PCdoB de Pernambuco lançou o nome da deputada federal Luciana Santos como pré-candidata ao Senado. Prefeita de Olinda entre 2000 e 2008, Luciana é presidente nacional do partido, o que deu visibilidade nacional à pernambucana durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na nota divulgada pela legenda após a conferência estadual, os comunistas defendem reaglutinação das forças progressistas e populares no Estado.
“O PCdoB precisa se apresentar, nos posicionar. Foi excelente Paulo Câmara ter liderado a conversa com vários segmentos sociais sobre a Chesf, ter feito uma carta junto com todos os governadores do Nordeste contra a privatização. Nós temos que ir para o confronto, para a luta política. Somando pessoas mesmo que estiveram do lado errado no momento errado. Não é a hora de dividir o mundo entre golpistas e não golpistas”, afirmou Luciana, no evento.
Leia Também
O PCdoB trabalha para montar chapa própria de deputado estadual, na esperança de eleger três representantes para a Alepe. Também estuda a viabilidade de ter uma chapinha concorrendo para a Câmara Federal, onde o número de deputados vai determinar o tempo de TV e a distribuição do fundo partidário. Hoje são 11 parlamentares na Casa. Luciana também prometeu brigar para que o partido integre a chapa majoritária.
PRESIDÊNCIA
O PCdoB também promete lançar candidato à presidência da República. “O pensamento progressista não pertence a nenhum partido político. Ciro Gomes procura se apresentar como alternativa para o País. Mesmo as vezes falando besteira, mas faz parte. A candidatura de Lula, não existe partido que tenha defendido mais a candidatura do PT. Mesmo nas horas em que não tínhamos reciprocidade do PT”, afirmou Luciana.
Em 2014, a comunista teve 85 mil votos para a Câmara Federal. No ano passado, porém, ficou em quatro lugar na corrida pela Prefeitura de Olinda, com 32,9 mil votos.