MINISTRO

'Lula é inelegível e está enquadrado na Ficha Limpa', diz Mendonça Filho

Para Mendonça Filho, não existem trajetórias políticas acima da lei

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 24/01/2018 às 18:47
Foto: Ashley Melo / JC Imagem
Para Mendonça Filho, não existem trajetórias políticas acima da lei - FOTO: Foto: Ashley Melo / JC Imagem
Leitura:

O ministro da Educação, Mendonça Filho, se manifestou sobre a decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região(TRF-4) de condenar, por unanimidade, nesta quarta-feira (24), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Para Mendonça que não existem trajetórias políticas ou biografias acima da lei e da Constituição. “Lula, o PT e aliados têm que acatar a decisão da Justiça. Com a decisão por unanimidade do TRF-4 mantendo a condenação dada pelo juiz Sérgio Moro e ampliando a pena de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula é inelegível e está enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Num Estado de Direito todo cidadão tem que respeitar as instituições e cumprir as decisões judiciais”, afirmou Mendonça, destacando que qualquer posição diferente é um desrespeito à democracia.

Tribunal confirma e amplia condenação de Lula

A pena imposta a Lula foi maior do que a sentenciada pelo juiz Sérgio Moro na primeira instância, de nove anos e seis meses de prisão. A defesa de Lula afirma que Moro criou acusação e pediu nulidade do processo.

Os desembargadores também estabeleceram um multa no valor total de 1.400 salários mínimos (cerca de R$ 1 milhão) ao petista. A pena de Lula:

Corrupção passiva - 8 anos e 4 meses

Lavagem de dinheiro - 3 anos e 9 meses

Multa - 1.400 salários mínimos (cerca de R$ 1 milhão)

Ao petista, restam embargos de declaração, recurso para correções e ajustes no acórdão, antes de levar o processo para o STJ (Superior Tribunal de Justiça). Com a decisão da 8ª Turma, o petista, líder em todas as pesquisas de intenção de voto, cai na Lei da Ficha Limpa e pode ser impedido de disputar a eleição presidencial, marcada para 7 de outubro. Lula dependerá de recursos na Justiça para conseguir concorrer.

Últimas notícias