PETISTA

Racha interno faz João Paulo pedir afastamento do PT

João chegou a pedir desfiliação, mas aliados de partido tentam reverter a situação. A saída do petista estaria envolvida com a candidatura de Marília

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 15/03/2018 às 10:58
Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
João chegou a pedir desfiliação, mas aliados de partido tentam reverter a situação. A saída do petista estaria envolvida com a candidatura de Marília - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Leitura:

Principal nome do PT no Recife, o ex-prefeito João Paulo está afastado da sigla por tempo indeterminado. O petista teria avaliado desfiliação, mas aliados tentaram reverter a situação e ele permanece na legenda afastado das discussões internas. Pelo menos por ora. O presidente do PT em Pernambuco, Bruno Ribeiro, deve lançar nota ainda nesta quinta-feira (15), sobre o assunto, mas de antemão, fontes afirmaram ao JC que a saída estaria envolvida com a candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo do Estado.

Cotado como um dos nomes a compor a chapa majoritária do governador Paulo Câmara (PSB), João Paulo estaria irritado com os ataques que vinha sofrendo de colegas de partido. "É uma tentativa permanente de desmoralização de João Paulo em grupos de WhatsApp. Coisas pesadas. Afirmam que ele negocia cargos para fazer aliança e ele encheu o saco disso. Não sei se ele vai voltar atrás", comentou um petista em reserva.

Em contato com o Blog de Jamildo, na manhã desta quinta, o ex-prefeito disse que não comentaria sobre o pedido e que caberia a Bruno Ribeiro falar sobre o assunto. Ainda de acordo com o Blog, o afastamento estaria no PT desde segunda-feira (12) e os petistas vinham tentando desde então fazer com que o ex-prefeito abandonasse a ideia.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, aliados de Marília querem impor um debate e quem discorda é "esmagado". "Não pode continuar do jeito que está, ou a pessoa está com Marília Arraes ou é um bandido. Não pode continuar assim". 

REUNIÃO COM LULA

O racha teria sido exposto após encontro com Lula na última semana para tratar das candidaturas em Pernambuco. Um dos participantes do encontro afirma que o entendimento é de que a direção nacional que vai bater o martelo sobre ter candidato ou se aliar com outra sigla no Estado. Após a reunião, alguns petistas ficaram incomodados com a interpretação de Marília de que tinha sinal verde para se candidatar.

Surpresos com a decisão de João Paulo, o ex-presidente Lula e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foram alguns dos líderes do partido que ligaram para João Paulo para tentar convencê-lo a mudar de ideia.

A reportagem procurou a assessoria da vereadora Marília Arraes e aguarda resposta.

JUSTIÇA MANTEVE CONDENAÇÃO DE JOÃO PAULO

Nessa quarta-feira (14), a Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve por 2 a 1 a condenação ao ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) pela contratação da empresa Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnologia (Finatec) para prestação de serviço, no valor de R$ 19 milhões, por dispensa de licitação. Por conta disso, o petista pode ficar inelegível, por conta da lei da Ficha Limpa. Mas ainda cabe recurso no próprio TJPE. A condenação não teria envolvimento com o afastamento, pois o petista teria entregue a carta a Bruno Ribeiro desde o início da semana.

Últimas notícias