Candidaturas

Em resposta a Humberto, Silvio Costa defende Marília no plenário da Câmara

Silvio Costa levou Marília Arraes ao plenário da Câmara e acusou o PSB e um ala do PT de querer retirar a sua candidatura

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 10/05/2018 às 10:56
Foto: Divulgação
Silvio Costa levou Marília Arraes ao plenário da Câmara e acusou o PSB e um ala do PT de querer retirar a sua candidatura - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Em resposta às declarações de Humberto Costa no Senado em defesa da aliança entre o PT e o PSB em Pernambuco, o vice-líder da oposição na Câmara, Silvio Costa (Avante), levou Marília Arraes ao plenário para defender a sua pré-candidatura do Governo do Estado.

“Presidente, quero registrar a presença da vereadora do Recife Marília Arraes, candidata a governadora de Pernambuco pelo PT, neta de Miguel Arraes e está muito bem posicionada nas pesquisas", afirmou. Silvio Costa atacou o PSB de Pernambuco, que segundo ele, juntamente com uma ala do PT, "de forma desleal, quer agredir a democracia e retirar a candidatura da vereadora Marília Arraes”, afirmou Silvio Costa.

Pré-candidato ao Senado Federal, Silvio Costa chegou a ser cotado para integrar uma chapa formada por Marília Arraes e o pré-candidato ao governo pela Rede Sustentabilidade, o ex-prefeito de Petrolina Julio Lóssio. 

O PT adiou para 10 de junho a definição sobre ter candidatura própria ou não, após a apresentação de uma proposta formal de apoio ao PSB, assinada, entre outros nomes, pelo vice-presidente estadual da legenda, Oscar Barreto, durante uma reunião com representantes do PT nacional sobre as eleições no início de maio. 

Humberto

O líder da oposição no Senado Federal, Humberto Costa (PT), subiu à tribuna nesta quarta-feira (9) para defender abertamente a formação da aliança entre o PSB e o PT em Pernambuco. Humberto é um dos principais fiadores da aproximação com os socialistas dentro do seu partido e é cotado para ocupar uma das vagas do Senado na chapa do governador Paulo Câmara (PSB), juntamente com o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) . 

"Estou defendendo dentro do PT, juntamente com outros companheiros um diálogo para que construamos uma pauta de governo a partir da qual possamos discutir com o governador Paulo Câmara a formação de uma aliança no estado", afirmou o senador. 

O senador disse que é necessário reconhecer os gestos que o PSB tem feito em favor de um entendimento entre as duas siglas e que o PT “não pode se negar a discussão da formação desse campo progressista”. O governador Paulo Câmara (PSB) se encontrou com o ex-presidente Lula em fevereiro deste ano e tentou visitá-lo na prisão junto com uma comitiva de governadores. Também já se reuniu com a presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffman, e com o vice-presidente Alexandre Padilha e, recentemente, com Fernando Haddad, responsável pela articulação das alianças do partido nos Estados.

O PSB espera alcançar um entendimento através da Executiva Nacional para obter esse apoio, estratégico diante da força que Lula tem principalmente no interior do Estado, mesmo preso. Alguns socialistas têm se queixado de que Paulo já fez uma série de sinalizações ao PT, mas não obteve muitas contrapartidas.

Últimas notícias