Alepe

Deputado quer criar comissão na Alepe para dialogar com caminhoneiros

Depois da Alepe suspender a sessão da segunda (28), efeitos da crise do abastecimento foi foco de todos os discursos dos deputados nesta terça

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 29/05/2018 às 21:07
Foto: Divulgação / Alepe
Depois da Alepe suspender a sessão da segunda (28), efeitos da crise do abastecimento foi foco de todos os discursos dos deputados nesta terça - FOTO: Foto: Divulgação / Alepe
Leitura:

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) voltou às suas atividades nesta terça-feira (29) depois de ter suspendido o expediente na segunda (28) por conta da greve dos caminhoneiros. A discussão sobre os efeitos da crise do abastecimento em Pernambuco foi o foco de todos os discursos dos parlamentares no plenário, com espaço para críticas da oposição ao governo estadual e dos governistas ao governo federal. 

O deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) subiu na tribuna da Casa para propor a criação de uma comissão formada pelos parlamentares para fazer a interlocução com a categoria dos caminhoneiros que permanece bloqueando as rodovias no estado. 

"A Assembleia não pode ficar de fora desse processo, são varias rodovias em Pernambuco com bloqueios, já começar a ter o desabastecimento de escolas, hospitais já começam a deixar de oferecer alimentação para os funcionários. Há uma intransigência, não se libera a passagem de gás de cozinha. Então, eu acho que está faltando sentar na mesa para fazer a mediação de conflitos, abrir a porta que está fechada", afirmou o socialista. 

As bancadas do governo e da oposição se mostraram dispostos a indicar nomes para compor a comissão, que deve ser criada de maneira informal, com previsão de duração até que haja a desmobilização dos bloqueios, contrário do formato das comissões especiais que tem duração pré-estabelecida e precisam ser aprovadas em plenário. O debate deve voltar à casa nessa quarta-feira (29). Segundo Aluísio Lessa, depois de formatada, a comissão vai iniciar as conversas e consultar o Gabinete de Crise, formado pelo Governo de Pernambuco na semana passada, para obter informações atualizadas sobre as negociações, além de estabelecer uma rotina de visitas. 

De acordo com o líder da oposição, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), a bancada fará uma reunião para discutir como se dará a sua participação. "O deputado Aluísio precisa dar um detalhamento do papel institucional dessa comissão. Ele ficou de apresentar as diretrizes para a gente poder fazer a avaliação. A oposição só irá participar se nós percebermos que de fato ela terá uma verdadeira finalidade", disse o oposicionista. 

Governo

O líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB), defendeu que o Governo do Estado já vem estabelecendo um diálogo com os grevistas por meio da Secretaria da Casa Civil. "Mas é sempre importante que haja mais pessoas dialogando e construindo. Nós vamos franquear os parlamentares da nossa bancada que desejarem integrar a comissão", disse o governista. 

Últimas notícias