Marília

Marília Arraes visita interior afirmando que PT e PSB não vão se aliar

Questionado sobre qual caminho tomar se não for candidata ao governo, Marília respondeu que o plano A é registrar candidatura e o B é ganhar a eleição

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 20/06/2018 às 17:54
Foto: Reprodução / Facebook
Questionado sobre qual caminho tomar se não for candidata ao governo, Marília respondeu que o plano A é registrar candidatura e o B é ganhar a eleição - FOTO: Foto: Reprodução / Facebook
Leitura:

Um dia depois de criar um desconforto com o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, a vereadora Marília Arraes faz andanças por cidades do interior de Pernambuco em buscas de consolidar sua pré-campanha ao governo estadual. O que chama atenção é que o PT Nacional ainda vai decidir sobre candidatura própria ou aliança com o PSB do governador Paulo Câmara, mas a vereadora já bate o martelo, em entrevistas a rádios interioranas de que petistas e socialistas não irão se aliar.

"Não faz (aliança), esse discurso é do PSB que está desesperado com seu projeto de poder ameaçado. Eles não tem projeto de transformação social, fazem projetos piloto que não beneficiam a população como um todo. Beneficiam uma parte pequena das pessoas, mas que gera uma propaganda bonita e tentam enganar as pessoas desse jeito", disse Marília, na manhã desta quarta-feira (20), em entrevista à Rádio Cultura Novo Tempo, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Sertão pernambucano.

Nessa terça-feira (19), sem aval do presidente estadual da sigla, a pré-candidata decidiu anunciar o deputado federal Sílvio Costa (Avante) como pré-candidato ao Senado em sua chapa. O anúncio foi feito em um hotel na Zona Sul do Recife e a ausência de Bruno Ribeiro chamou atenção. Questionada se isso representa um enfrentamento, Marília disse que seus passos são informados à direção estadual. "Temos reafirmado que todas as instâncias partidárias serão cumpridas, nossa pré-candidatura está em discussão no partido e as alianças serão discutidas. Falei com Bruno Ribeiro da intensão de Sílvio declarar apoio ao nosso projeto, mas ele tem se mantido numa postura de imparcialidade. Nossos passos são sempre informados e isso faz parte da nossa agenda, de mostrar que o PT não está isolado", disse.

Horas após o ato, contudo, o presidente do PT-PE divulgou nota criticando o anúncio. “A hipótese de coligação com o Avante, ou o eventual apoio à postulação do deputado Silvio Costa, jamais foi apresentada ou debatida na direção estadual do PT-PE, a cujas instâncias (diretório e encontro de delegados) cabem, exclusivamente, a decisão sobre as candidaturas do nosso partido ao governo do Estado e ao Senado”. Na nota, Ribeiro disse, ainda, que “a decisão sobre as candidaturas majoritárias em Pernambuco serão tomadas, com estreito entrosamento, pelas instâncias nacional e estadual”.

Nesta quarta, Marília disse que não anunciou chapa e, sim, o apoio de Sílvio à sua pré-candidatura. "Não fiz anúncio de chapa, recebemos apoio de um deputado do nosso campo político, que tem um apoio coerente, não vejo problema nenhum, todos os nossos movimentos refletem o que a base do PT quer, não fizemos nada que não reflita o que a gente sente que a base quer, um apoio como esse a gente não pode recusar", disse Marília à Rádio Grande Serra, em Ouricuri, também no Sertão.

Faltou combinar com Sílvio, que subiu à Tribuna da Câmara dos Deputados, nesta tarde, para afirmar que foi "convidado" por Marília para ser pré-candidato ao Senado na sua chapa, caso ela consiga ser a postulante do PT. Ele ainda fez um apelo ao PT Nacional para que Marília seja a candidata do partido. "O PSB procura o PT desesperadamente para retirar a candidatura de Marília Arraes", afirmou o deputado. Procurado, o presidente do PT em Pernambuco, Bruno Ribeiro, preferiu não comentar as declarações.

Marília ainda disse ter "convicção absoluta de que a gente vai ser candidato" e que defende que se pergunte ao governador Paulo Câmara quando ele vai fazer gestos ao PT e a Lula. "O PSB não esperava que nossa candidatura fosse tomar o corpo e ganhar a base como tem ganhado, por isso faz ataques especulativos todos os dias, faz quase um ano, que dizem que não vai haver candidatura, enquanto isso a gente tem rodado o estado. Anunciamos o nome do coordenador-geral de programa de governo da nossa campanha, Dr. Cláudio Ferreira, recebemos o apoio do deputado Sílvio Costa que será candidato a senador e é um grande defensor de Lula e um dos parlamentares que mais lutou contra o impeachment de Dilma, estamos crescendo buscando apoios, nossa pré-candidatura está mais firme do que nunca sim, principalmente porque as pessoas querem votar no PT da mesma forma querem votar no presidente Lula."

HUMBERTO CLASSIFICOU ATITUDE DE MARÍLIA COMO 'INEXPERIÊNCIA'

Nacionalmente, o PT busca fechar aliança com o PSB e o PCdoB. Em Pernambuco, isso implicaria na retirada da candidatura de Marília para apoiar a campanha de reeleição do governador Paulo Câmara (PSB). Se confirmado, o senador Humberto Costa pode disputar a reeleição na chapa socialista. O nome de Humberto, inclusive, foi afagado no evento de ontem. Marília garantiu que a outra vaga ao Senado é de Humberto e destacou que o petista não precisa da aliança com os socialistas para ser reeleito. O senador, por sua vez, não considerou que a atitude de Marília cria dificuldades para um entendimento dentro do partido. “Acho que foi uma coisa intempestiva e só posso atribuir a uma certa ansiedade e inexperiência dela sobre como funciona o PT, como ela chegou há pouco tempo”, disparou.

"Entendo que foi uma iniciativa que nada tem a ver com questão do partido, não passou pela discussão no diretório, nem na executiva e foi uma iniciativa pessoal da vereadora. Acho que não foi em boa hora. Há um movimento puxado pelo presidente do partido com objetivo de conseguir um entendimento e essa iniciativa cria dificuldades. Estou no PT a 38 anos e nunca vi isso, um pré-candidato que anuncia praticamente uma chapa, sem que a gente tenha definido o posicionamento final", disse Humberto Costa por telefone ao JC, após o evento de ontem.

Ainda assim, Marília continua fazendo elogios ao parlamentar. "Tenho admiração muito grande por Humberto Costa e ele é nossa prioridade ao Senado. Humberto não precisa do PSB para se reeleger, acredito que é hora de colocar o bloco na rua, defender Humberto candidato à reeleição porque em Pernambuco querem votar nos candidatos de Lula e Humberto é o melhor para representar essa vontade das pessoas", disse.

PETISTAS DIVERGEM SOBRE APOIO DE SÍLVIO COSTA

Um dos principais defensores da candidatura de Marília, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), disse que o anúncio de Sílvio Costa foi um "passo importante" na construção da pré-candidatura da vereadora. Por outro lado, o militante petista e também pré-candidato ao governo estadual José de Oliveira pediu que a direção estadual desautorize a união de Marília com Sìlvio Costa. Confira as notas publicadas por ambos em suas redes sociais:

Últimas notícias