cargo

Alepe escolhe novo presidente nesta quarta-feira

A disputa para o mandato tampão até dezembro será entre os deputados estaduais Eriberto Medeiros (PP), nome da base do governo, e Edilson Silva (PSOL), candidato da oposição

Vinícius Sales
Cadastrado por
Vinícius Sales
Publicado em 01/08/2018 às 6:30
Foto: Acervo JC Imagem
A disputa para o mandato tampão – até dezembro – será entre os deputados estaduais Eriberto Medeiros (PP), nome da base do governo, e Edilson Silva (PSOL), candidato da oposição - FOTO: Foto: Acervo JC Imagem
Leitura:

Na volta do recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza nesta quarta-feira (1°), às 15h, a eleição para o novo presidente da Casa. Após o falecimento do ex-presidente Guilherme Uchoa, o cargo está sendo ocupado interinamente pelo deputado Cleiton Collins (PP), que era o vice-presidente. Segundo o regimento interno, o Legislativo estadual é obrigado a realizar nova eleição em caso de vacância do cargo.

A disputa para o mandato tampão – até dezembro – será entre os deputados estaduais Eriberto Medeiros (PP), nome da base do governo, e Edilson Silva (PSOL), candidato da oposição.

Inicialmente, o próprio Collins cogitou disputar a reeleição. “Abri mão por reconhecer que devemos unir a casa, a proporcionalidade. Eu peguei a Casa em um momento muito crítico, inesperado”, justificou Cleiton Collins.
Nas coxias, contudo, o que se comenta é que o seu nome foi preterido porque o progressista poderia dar viés religioso à instituição.

Edilson acusou o Legislativo estadual de subserviência ao Executivo. “Respeito bastante Eriberto, mas não temos condições de não discutir a situação da política atual. A Alepe está de joelhos ao governador”.
Em resposta, Cleiton Collins afirmou que o psolista quer se aproveitar da situação.“Ele quer um ponto de apoio para surfar na onda. Ele quer ir pra mídia”.
Eriberto Medeiros não foi localizado pela reportagem.

PAUTAS

A volta do recesso dos parlamentares também abre expectativa sobre a aprovação de pautas importantes para o Estado, que ficaram em espera por causa do recesso.

Hoje pela manhã, os parlamentares estarão votando a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano, às 10h. Procurado sobre as pautas colocadas pelo Executivo, o líder do governo, Isaltino Nascimento (PSB) afirmou que a prioridade será a LDO.

No campo da oposição, Silvio Costa Filho (PRB) – líder da bancada – comenta que o grupo focará na situação fiscal do Estado e na prestação de contas por parte do governo.

OPOSIÇÃO

Além da troca de comando na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o bloco de oposição também passará mudanças. Com a ida do deputado Joel da Harpa (PP), para o bloco governista, a vaga na vice-liderança no grupo entra em vacância. Ao JC, o líder da bancada, Silvio Costa Filho (PRB), confirma o nome de André Ferreira (PSC) para o posto.

"Convidei André e ele aceitou. Como ele veio para a oposição, achei importante dar uma oportunidade dele contribuir de alguma forma nesse segundo semestre de forma mais efetiva.", afirma Silvio Costa Filho.

Com a troca, o deputado Sérgio Leite assumirá a bancada do PSC na Alepe.

Últimas notícias