Nutrição

Associação Proteste defende fiscalização eficiente da indústria de alimentos

A defesa foi feita no I Seminário Nacional sobre a Redução do Consumo de Açúcar, sob a justificativa de que há uma alta quantidade de açúcar nos alimentos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 05/06/2013 às 7:00
Leitura:

Uma alta quantidade de açúcar nos alimentos foi constatada nas análises recentes feitas pela associação de defesa dos direitos dos consumidores Proteste. A organização defendeu, ontem (4), no I Seminário Nacional sobre a Redução do Consumo de Açúcar, a fiscalização eficiente da indústria de alimentos, para evitar a liberação para o mercado de produtos prejudiciais à saúde.

Além da fiscalização, a Proteste defende que é necessário determinar os níveis máximos de açúcar permitidos em cada produto. Dados da Consumers International apontam que uma em cada dez crianças pelo mundo inteiro estão acima do peso ou obesas, contabilizando um total de 155 milhões de crianças.

Dos 95 alimentos avaliados, apenas seis foram consideradas com baixo teor de açúcar, como as gelatinas sabor morango. A maior parte dos itens mostra o excesso do uso do ingrediente nas fórmulas dos alimentos. O achocolatado em pó Mágico, por exemplo, apresentou aproximadamente 70% de açúcar em sua composição. Isso significa que uma porção do produto corresponde a duas colheres de sopa achocolatado e a três sachês de açúcar.

Entre os produtos testados, muitos fazem parte do cardápio infantil, como bolos, cereais matinais, achocolatados, biscoitos, petit suisse, farinha láctea, refrigerantes e até pães tipo bisnaguinha.

Últimas notícias