PROGRAMAÇÃO

Saiba como será a migração para TV digital na RMR

O sinal analógico na Região Metropolitana do Recife será desligado no próximo ano

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/07/2016 às 14:50
Foto: Divulgação
O sinal analógico na Região Metropolitana do Recife será desligado no próximo ano - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Em 26 de julho de 2017, o sinal analógico de TV aberta será desligado na capital pernambucana e em mais 13 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). As transmissões dos canais serão feitas apenas pelo sinal digital, que proporciona imagem e som de melhor qualidade, livre de chiados, chuviscos e fantasmas.O processo será conduzido pela Seja Digital, entidade criada por determinação da Anatel e que terá como missão informar à população o que precisa ser feito para ter acesso à transmissão digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits com antenas e conversores para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Além de Recife, o sinal analógico será desligado em Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão do Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida na região. O 4G é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem sinal de voz e dados a velocidades muito mais rápidas, até mesmo em ambientes fechados. De acordo com um estudo da GSM Association, esse processo de migração para TV digital pode trazer mais de US$ 5 bilhões ao PIB brasileiro, além de mais de 4 mil empregos.

A TV Digital também oferece uma série de melhorias em relação ao sinal analógico. A transmissão possui qualidade muito superior tanto de imagem quanto de som. Outra questão fundamental são os recursos interativos. Por meio do sinal digital, o telespectador pode ter acesso a conteúdos adicionais como informações de bastidores, galerias de imagens do programa, ofertas de produtos relacionados, previsão do tempo e notícias em texto – tudo gratuitamente e de acordo com as definições de cada emissora.

Para saber mais informações sobre como se preparar para desligamentos do sinal analógico dos canais de TV aberta, acesse o portal da Seja Digital.

Últimas notícias