CONSUMIDOR

Pneus receberão notas de eficiência do Inmetro

A partir de outubro todos os pneus fabricado no Brasil ou importados deverão trazer a etiqueta

Da editoria de Veículos
Cadastrado por
Da editoria de Veículos
Publicado em 12/05/2016 às 20:05
Divulgação
A partir de outubro todos os pneus fabricado no Brasil ou importados deverão trazer a etiqueta - FOTO: Divulgação
Leitura:

Em outubro entrará em vigor o Programa Brasileiro de Etiquetagem para o setor de pneus. A partir desta data, todos os pneus produzidos aqui ou importados para o mercado brasileiro deverão receber uma etiqueta do Inmetro atestando a sua eficiência em três critérios: resistência ao rolamento, aderência em piso molhado e emissão de ruídos.

Para auxiliar os consumidores e seus parceiros comerciais a Continental Pneus está lançando um portal educativo reunindo as principais informações do Programa incluindo sua abrangência, os critérios de eficiência analisados, de que forma os testes são realizados e quais os seus benefícios. O portal da Continental Pneus está disponível no endereço www.etiquetapneu.com.br

“O PBE tornará mais fácil para o consumidor final comparar diferentes produtos e sua performance, pois ele terá acesso a informações padronizadas para apoiar a sua decisão de compra por um pneu desta ou daquela marca. São três a cinco níveis de classificação, dependendo do quesito e um pneu bem ranqueado pode economizar até 7,5% em combustível, oferecer mais segurança com uma frenagem até 30% mais eficiente e apresentar um nível de ruído 75% menor”, avalia Eduardo Roveri, gerente de certificação da Continental Pneus Mercosul.

A etiqueta deverá ser aplicada em todos os pneus de construção radial comercializados no país para automóveis, picapes, utilitários esportivos, vans e caminhonetas, bem como nos de construção radial para caminhões e ônibus para os serviços Regional, Rodoviário, Urbano e Misto.

O programa de etiquetagem servirá ainda para estabelecer um nível mínimo de desempenho para pneus vendidos no mercado Brasileiro, uma vez que os produtos que não atingirem critérios mínimos não poderão ser comercializados no país.

Últimas notícias