Polêmica

Europa cria restrições ao diesel

Alguns países esperam acabar com o diesel nos próximos anos

Sílvio Menezes
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Sílvio Menezes
Publicado em 26/01/2017 às 12:38
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Alguns países esperam acabar com o diesel nos próximos anos - FOTO: Divulgação
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Enquanto o gás natural veicular tem entre seus pontos fortes ser menos poluente, outro tipo de combustível derivado do petróleo vem perdendo força e ganhando forte oposição. Trata-se do diesel, que está com os dias contados na Europa. Isso por que alguns países do Velho Continente querem acabar com os carros movidos a diesel nos próximos anos. 

O combustível é considerado um dos mais poluentes e emite gases nocivos como o carbônico, além do dióxido de hidrogênio. Em alguns países onde já estão valendo as regras para limitar o uso desse combustível, houve redução significativa no nível de poluição. Na Noruega, por exemplo, o governo anunciou que vai proibir a circulação de carros a diesel em até dois anos.

O curioso é que há menos de uma década o país criava campanhas incentivando a compra de veículos a diesel porque eram vistos como menos ofensivos à saúde em relação ao álcool e a gasolina. A primeira medida foi criar uma campanha que proíbe em um dia por semana a circulação de veículos a diesel na capital Oslo. A ideia é mostrar que a qualidade do ar pode ser muito melhor sem a presença de motores a diesel.

Para ajudar no combate ao diesel o governo norueguês pretende construir mais 60 ciclovias e incentivar a população a usar transporte público como ônibus e metrô. 

Outras três grandes capitais da Europa também querem acabar com o diesel. Madri (Espanha), Atenas (Grécia) e Paris (França) anunciaram que até 2025 nenhum veículo a diesel estará circulando em suas ruas. Já na Alemanha, outra medida foi adotada. Na capital Berlim apenas carros com o selo verde, que significa nada ou pouco poluente, podem circular livremente pelo centro.

Automóveis mais antigos ou que não atingirem o número máximo permitido de emissão de poluentes exigido pelas autoridades só podem circular desde que instalem um filtro de combustível. Quem desobedecer as regras e for pego rodando na cidade paga uma multa de 80 euros (equivalente a R$ 270).

Foi com essas medidas que a Alemanha conseguiu uma redução de 20% das emissões de dióxido de hidrogênio, algo equivalente a 1.517 toneladas de poluição que deixaram de infestar a capital Berlim. 

Dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostraram que 92% da população mundial vive em áreas com poluição acima do aceitável, e que 6,5 milhões de pessoas morrem todos os anos de doenças causadas ou agravadas pela poluição.


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