SERVIÇO

Número de recalls aumenta na última semana de abril

Ford, FCA, Jaguar, Ford e Volkswagen notificam nove modelos por conta de defeitos de fábrica

Editoria de Veículos
Cadastrado por
Editoria de Veículos
Publicado em 29/04/2017 às 14:59
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

A realização de recalls de quatro fabricantes diferentes marcou a semana automotiva. Só na última quinta-feira, Volkswagen, FCA, Ford e Jaguar publicaram anúncios convocando clientes nas páginas do Jornal do Commercio. Os modelos envolvidos e as razões são diversas. E por causa disso os proprietários de automóveis desses fabricantes precisam ficar ligados porque o defeito pode ser de uma simples atualização de software a uma substituição de peça de segurança.

RECALL

O grupo Fiat-Chrysler Automóveis (FCA) convoca proprietários de três modelos: o sedã Chrysler 300 fabricado de 2006 a 2010 e 2012; a caminhonete RAM - produzida de 2004 a 2009 - e o aventureiro Jeep Wrangler (2007 a 2012). O problema de todos eles está no airbag do passageiro, que precisa ser substituído. Na Ford, a montadora chama donos da picape Ranger 2017, New Fiesta sedã 2014 e Fusion 2013 e 2014. No caso da caminhonete o defeito também é no airbag lateral do motorista e do passageiro. O dispositivo pode não funcionar e o sistema precisa ser verificado. Se constatado o problema, ele será substituído.

Já no caso dos sedãs Fusion e New Fiesta o defeito está no trinco de fechadura das quatro portas que precisa ser trocado. Os técnicos identificaram a possibilidade de quebra da peça com o risco das portas abrirem com o carro em movimento. Na Volkswagen a bronca é com a picape Amarok ano/modelo 2011 e 2012. Os veículos fabricados neste período utilizam o software da unidade de comando do motor que altera a leitura dos gases de escapamento. Por determinação do Ibama, que aplicou multa a Volkswagen do Brasil por danos ambientais, o programa deve ser substituído.

Infográfico

RECALL VEÍCULOS 2017

E na luxuosa Jaguar, o galho é para proprietários dos modelos XE e F-Type ano/modelo 2017 por causa de possível defeito nos cintos de segurança dianteiros. A marca vai fazer a substituição de pre-tensores e dos cintos de segurança já que existe o risco de o dispositivo não funcionar conforme o esperado.

Últimas notícias