TECNOLOGIA

Alemães querem vender carro movido a energia solar

O Sion é um veículo urbano elétrco que pode rodar unicamente com a energia solar

Editoria de Veículos
Cadastrado por
Editoria de Veículos
Publicado em 05/09/2017 às 8:58
Divulgação
FOTO: Divulgação
Leitura:

Uma startup de Munique, sudeste da Alemanha, lançou no mercado a proposta de um carro elétrico que traz como inovação o fato de usar a energia solar para recarregar as baterias. O Sion é um projeto da Sono Motors e custa 16 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 60 mil. Neste valor não estão incluídas as baterias que podem ser adquiridas à parte, ou alugadas para diminuir o preço de aquisição do veículo.

SOLAR

O Sion é uma espécie de minivan que utiliza placas de captação solar espalhadas pelo teto e lateral do veículo para, através da energia solar, recarregar as baterias que tem autonomia máxima de 250 km e alimentam o motor de 80 kw. A empresa já conseguiu cerca de 1.500 interessados mas precisa de cinco mil pedidos de reserva de compra para dar início à produção em série. A ideia é começar a produzir os veículos até metade do próximo ano.

Divulgação
Carro elétrico pode rodar até 250 kms - Divulgação
Divulgação
Sion tem interior simplificado - Divulgação
Divulgação
A energia solar ajuda a recarregar as baterias - Divulgação
Divulgação
O Sion é vendido na Alemanha pelo equivalente a R$ 60 mil - Divulgação

Cerca de 300 células solares ficam por baixo da carroceria, que é recoberta por uma lente de policarbonato. Apenas a energia do sol é suficiente para proporcionar uma autonomia de 30 km ao veículo, o restante da energia é conseguido através de um sistema de recarga convencional. O Sion permite ainda transferir a energia acumulada para outro veículo Sion, transformando o carro em uma estação de recarga móvel.o Sion é equipado com câmbio automático, ar-condicionado e tem capacidade de transportar 750 quilos.

Últimas notícias