Um dos maiores e mais importantes salões do automóvel terá início nesta semana. O salão de Frankfurt abre as portas ao público dia 14 próximo mas, a partir da terça-feira (12), cerca de 10 mil jornalistas de 100 países terão acesso aos pavilhões para ver de perto e divulgar antecipadamente o futuro do automóvel. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação estará presente na mostra mais uma vez. O editor Sílvio Menezes revela as novidades para o público através das nossas redes sociais, rádio e TV JC e ainda produzirá reportagens especiais para a edição impressa com as grandes novidades do mundo automotivo.
O tema do salão da Alemanha será a digitalização dos carros e a mobilidade elétrica, sobretudo a urbana. O JC está viajando a convite de Anfavea, associação dos fabricantes de automóveis do Brasil, num pool formado pelas empresas FCA, Ford, Renault, Volkswagen e ZF. Mas estarão por lá outros grandes nomes da indústria automotiva. Pela primeira vez este ano, a mostra abrirá espaço para empresas de tecnologias da informação. Executivos da Google e do Facebook farão as palestras de abertura do salão, mostrando que o automóvel está cada vez mais digital e conectado.
SALÃO
Este ano, marcas tradicionais estarão ausentes como a Volvo, Nissan, Peugeot e algumas do grupo FCA. Em compensação, a inglesa McLaren estará de volta depois de muitos anos ausente da feira alemã e a Ferrari vai revelar seu novo modelo de entrada, a Ferrari Portofino. As Chinesas Chery e Whey farão sua estreia com modelos ousados, desenhados para ganharem o exigente mercado europeu. Muitos dos carros mostrados em Frankfurt estarão no Brasil em breve como a nova geração do Renault Duster e a esperada picape Class X, da Mercedes.
Cobrir o Salão de Frankfurt exige esforço. São nada menos que 1.000 expositores (entre fabricantes de veículos, equipadoras, autopeças e fornecedores de componentes). Todos distribuídos em 11 pavilhões, num total de 200 mil metros quadrados. Para este ano estão previstos 300 lançamentos (de carros a componentes), além das áreas de test-drive e entretenimento. Só a BMW terá um espaço de 10 mil metros quadrados para apresentar mais de 20 novidades. A Mercedes tem um prédio inteiro de três andares, que abriga modelos luxuosos, esportivos e compactos da Smart. A Audi, como sempre, promete um show de tecnologia em seu pavilhão, e a Volkswagen mostrará toda uma linha de carros elétricos além dos sempre esperados carros da Porsche. Acompanhe tudo sobre o Salão nas redes sociais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e nas próximas edições do caderno Veículos.