Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Miniarco: governo Paulo Câmara pretende licitar alternativa à BR-101

Blog de Jamildo
Blog de Jamildo
Publicado em 02/01/2019 às 20:51
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Mais de dois anos após incluir o Miniarco no Plano Rodoviário de Pernambuco, o governo Paulo Câmara (PSB) agora espera licitar a obra. "É um projeto que já está concluído, a gente vai entrar agora na fase de revisão final, de orçamento e da elaboração de todos os documentos necessários para a licitação", afirmou a nova secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

"Mas vai sair e vai ser um grande ganho para a zona norte do Estado", garantiu.

A cerimônia de posse do secretariado de Paulo Câmara para o segundo mandato aconteceu nesta quarta-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas.

O Miniarco foi uma solução encontrada pela gestão por causa da ausência do Arco Metropolitano, que seria uma alternativa para escoar a produção da Mata Norte para o Porto de Suape, no Litoral Sul, sem passar pela BR-101, em Abreu e Lima, onde há um gargalo no trânsito.

Paulo Câmara propõe um miniarco para contornar Abreu e Lima. Não houve empresas interessadas no chamamento feito pelo governo e a obra que tinha início esperado para o primeiro semestre de 2017 ficou sem data para começar. O governador pretende viabilizar uma concessão. 

A previsão inicial era de que a estrada tivesse um aporte de R$ 160 milhões da iniciativa privada, por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). A contrapartida da gestão estadual deve ser de R$ 30 milhões em desapropriações. O novo orçamento ainda não foi apresentado.

Últimas notícias