Vereadores do PSOL propõem a João Campos criação de programa de Renda Básica no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 08/02/2021 às 12:04
X

Vereadores do PSOL no Recife, Dani Portela e Ivan Moraes protocolaram nesta segunda-feira (8) uma indicação ao prefeito João Campos (PSB) para a criação de um programa de Renda Básica Permanente para as famílias em situação de vulnerabilidade social extrema.

O PSOL diz que a proposta do partido tem sido feita em âmbito nacional, para minimizar os efeitos da crise econômica provocada pela pandemia do Coronavírus.

"Recife é a capital com mais desigualdades sociais de todo o país, conforme atestou levantamento realizado pelo IBGE, divulgado em novembro do ano passado. Os mandatos e o PSOL realizaram um estudo que mostra ser possível o pagamento de um valor mensal para as 30 mil famílias cadastradas no CadÚnico, com renda mensal inferior a R$ 145 per capita", afirma a bancada do PSOL em nota.

No pedido, os vereadores defendem que há a possibilidade para um programa de renda básica permanente no Recife.

"Ele teria um orçamento anual em torno de R$ 125.000.000 (cento e vinte e cinco milhões de reais), com recursos oriundos de otimização/realocação do orçamento público de várias áreas, exceto saúde e educação. Hoje já há algumas iniciativas em funcionamento no país, como a do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), em Belém", acrescenta o partido.

Para o vereador Ivan Moraes, "é papel da prefeitura atender a quem mais precisa. A renda básica pode salvar vidas de milhares de pessoas”.

“Segundo dados do Caged, 99,5% das pessoas demitidas no último ano em Pernambuco são mulheres. O trabalho formal, muitas vezes, era a única garantia de renda dessas pessoas, que foram empurradas para a pobreza extrema de uma hora para outra”, afirma a vereadora Dani Portela, mais votada do Recife nas eleições de 2020.

Tags

Autor