TCE multa irmão do novo secretário de Desenvolvimento Agrário

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 18/02/2021 às 17:20
X

Em 15 de fevereiro, o governador Paulo Câmara (PSB) exonerou o presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco (IPEM), Adriano Nemésio Martins. O motivo foi para evitar supostas acusações de nepotismo, pois ele é irmão do novo secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, deputado estadual Claudiano Martins (PP). Uma lei de 1997, assinada por Eduardo Campos, proíbe os parentes de secretários terem cargo em comissão no Executivo.

Pois bem.

Dois dias após a exoneração de Adriano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) publicou um acórdão para multar o ex-presidente do IPEM.

O motivo da punição foi que Adriano supostamente não teria apresentado informações ao TCE durante mais de um ano. O ex-gestor, segundo o TCE, não teria atendido pedidos de informações dos auditores do órgão.

"Compulsando os autos, observo que, de fato, não foram fornecidas as informações solicitadas pela equipe de auditoria referentes aos meses de março de 2019 a abril de 2020. As justificativas apresentadas não merecem acolhimento: a uma, porque as informações requeridas são de março de 2019 até abril de 2020, tempo suficiente para terem sido corrigidas; e a duas, porque vários outros órgãos mantiveram normalmente as suas atividades, mesmo no período da pandemia", informa a decisão oficial do TCE.

O acórdão também determinou que o IPEM, no prazo máximo de sessenta dias, regularize as informações supostamente não prestadas no "Módulo de Pessoal do sistema SAGRES" do TCE.

Ainda cabe recurso do ex-gestor, no próprio TCE.

Tags

Autor