Após falas polêmicas, Pedro Eurico, secretário de Justiça de Pernambuco, completa um mês fora dos holofotes

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 26/04/2021 às 12:16
X

O secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico, completou um mês fora dos holofotes nas entrevistas sobre restrições por causa da covid-19 no estado.

Até março, Pedro Eurico era um dos mais escalados pelo Governo do Estado para ir aos meios de comunicação dar esclarecimentos sobre medidas restritivas e funcionamentos das atividades econômicas.

LEIA TAMBÉM:

> Entra em vigor nesta segunda-feira (26) nova fase de funcionamento das atividades econômicas em Pernambuco; confira regras

> Abav-PE cobra retratação do governo. ‘Fala do secretário Pedro Eurico prejudica setor de turismo’

Desde então, o secretário de Justiça saiu dos holofotes, na contramão das presenças frequentes anteriormente.

O motivo de Pedro Eurico ter sido "poupado" pelo Governo nos últimos 30 dias foi o desgaste após falas polêmicas em emissoras de televisão. Ele passou a sair dos holofotes para que o governo não tivesse desgaste pela repercussão negativa das afirmações e também para preservá-lo, já que é bem avaliado internamente.

Pedro Eurico tem na alçada da Secretaria de Justiça o Procon, órgão de defesa do consumidor e que atua no combate a descumprimentos de medidas restritivas por parte de estabelecimentos.

Um dos estopins para Pedro Eurico ser poupado foi a declaração do secretário à TV Clube, em meados de março, ao ser questionado sobre a então inclusão, por parte do Governo de Pernambuco, de concessionárias de veículos entre os serviços essenciais durante a quarentena.

"Porque as concessionárias, primeiro, não agrupam muitas pessoas e, segundo, é um serviço essencial para que as pessoas possam exercer o direito de trocar, comprar seus veículos, como também isso funciona para supermercados, para farmácias", afirmou Pedro Eurico na ocasião.

Questionado se concessionária era um serviço essencial, o secretário acrescentou: "Não é um serviço essencial, mas é um serviço rotineiro que não coloca em risco a vida da pessoas".

LEIA TAMBÉM:

> João Campos corrige erro técnico e republica novo Plano Diretor do Recife

> Motoristas e cobradores fazem protesto no Centro do Recife e pedem início da vacinação da categoria contra covid-19 em maio

Em março, após início da quarentena da ocasião, Pedro Eurico pediu à população que encontrasse a solução sobre as aglomerações no transporte público da Região Metropolitana do Recife. “A gente pede a população que tente encontrar a solução saindo do horário de pico”, afirmou em entrevista à TV Globo.

Outra fala de desgaste para o governo foi feita por Pedro Eurico em janeiro, quando ele também comentou sobre as lotações no transporte coletivo do Grande Recife e minimizou o potencial do ônibus como vetor de contaminação do coronavírus.

"O ônibus, por estranho que pareça, não é o maior causador, não é um vetor importante da contaminação porque o contágio é pelo tempo que você permanece e as pessoas permanecem pouco tempo nos ônibus", afirmou. Na ocasião, a repórter Bianka Carvalho, da TV Globo, ponderou que tem pessoas que passam até duas horas dentro de um ônibus por causa dos congestionamentos no trânsito, ao passo que o secretário disse, na ocasião: "em qualquer lugar do mundo tem aglomeração em veículos automotivos ou mesmo trens urbanos por causa do horário de pico, aí era outra questão que temos que avaliar, como alterar esses horários para que a população venha a utilizar menos na hora de pico".

Veja a nota oficial do governo, em resposta

O governo de Pernambuco nunca impôs qualquer restrição de entrevistas aos secretários de estado, em nenhuma situação. Especificamente sobre a pandemia, a equipe do governador Paulo Câmara tem acompanhado o enfrentamento ao coronavírus e contribuido diretamente nas ações sanitárias, econômicas e sociais necessarias. Com relação ao secretário Pedro Eurico, ele continua conduzindo suas atribuições com a dedicação e zelo de sempre e concedendo entrevistas normalmente, como mostram os links em anexo.



Tags

Autor