Homenagens a Eduardo Campos em Pernambuco vão de teleférico a avenida

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 11/05/2021 às 14:06
X

No último sábado (09), foram publicadas no Diário Oficial do Recife ajustes nas nomenclaturas de três trechos da Avenida Beira Rio, localizada entre os bairros da Madalena e da Torre, na Zona Oeste da cidade.

Os três trechos homenageiam o ex-deputado Osvaldo Coelho entre o término da Avenida Desembargador Guerra Barreto e o Túnel Chico Science), o jornalista Geneton Moraes Neto (entre a Rua Conde de Irajá e a Rua Marcos André) e o ex-governador Eduardo Campos (entre o término da Rua Heitor Maia Filho e o cruzamento coma Rua Conde de Irajá).

As leis foram assinadas pelo presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e propostas pelo vereador Samuel Salazar (MDB), líder do governo João Campos (PSB) na Câmara.

Avenida Beira-rio. Foto: Foto: Edmar Melo/Arquivo JC

No caso de Eduardo Campos, as homenagens não param por aí. Popular líder político do estado, o ex-governador tem inúmeros monumentos e repartições públicas batizadas com o seu nome. Ele morreu em 2014 em um trágico acidente aéreo em Santos, no litoral de São Paulo, quando se dirigia para um compromisso de campanha eleitoral da sua candidatura a presidente.

No interior de Pernambuco, as homenagens a Eduardo Campos são inúmeras. Algumas delas incluem teleférico, barragem e estádio de futebol.

De teleférico a estádio

Em Bonito, no Agreste, uma das cidades mais voltadas ao turismo em Pernambuco, o teleférico se chama Eduardo Campos. A plataforma de transporte foi inaugurada em abril de 2018.

O teleférico de Bonito tem 1.200 metros de extensão e dispõe de quatro cabines (duas subindo e duas descendo), que comportam quatro pessoas sentadas (cada). O ponto de partida é o pátio de eventos do município e o desembarque é no alto da Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, aberta em 30 de maio de 1954. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada). Ele funciona das 9h às 17h, de quinta-feira a domingo.

Em Machados, também no Agreste pernambucano, o nome de Eduardo Henrique Accioly Campos batizou o estádio de futebol da cidade. O espaço esportivo foi inaugurado em dezembro de 2020, em meio à pandemia, e tem alambrado, arquibancada, banheiros, calçada externa, gramados, iluminação de LED, muro, urbanização no entorno (com passeio de piso intertravado) e vestiários.

Nos poderes

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ainda aprovou, em outubro de 2016, que a barragem de Serro Azul, em Palmares, na Zona da Mata Sul do estado, passasse a ser chamada de barragem Governador Eduardo Campos. Concluída em 2017, a represa serve de alívio para a barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, no Agreste, e beneficia o abastecimento de água na região de Palmares.

Além disso, a Alepe tem o plenário da Casa com o nome de Eduardo Campos. O prédio da Assembleia, inaugurado em agosto de 2017, tem o nome do avô dele, o ex-governador Miguel Arraes.

Plenário Alepe Plenário Alepe

No Poder Executivo, a alusão a Eduardo Campos também está presente. Dessa vez, no nome da própria estatal de turismo, a Empetur. "A EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS S. A. – EMPETUR, é uma sociedade anônima de capital aberto, integrante da administração indireta do Poder Executivo do Estado de Pernambuco, vinculada à Secretaria de Turismo e Lazer. Tem como objeto social, promover e divulgar o turismo Estadual, no País e no Exterior, de modo a ampliar o ingresso e a circulação de fluxos turísticos, no território pernambucano", descreve o Governo de Pernambuco em página oficial sobre a empresa estatal.

Em 2016, o primeiro Compaz inaugurado pela Prefeitura do Recife foi com o nome de Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da capital pernambucana.

O Centro Comunitário da Paz (Compaz) foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. É baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também de outras fontes de espaços de cidadania. Os espaços também contêm serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação. Os Compaz fazem parte da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife.

Nomes também em unidades de saúde

Em outubro de 2020, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa foi inaugurado no Recife pelo então prefeito Geraldo Julio (PSB). A unidade de saúde funciona no bairro da Estância, ao lado do Hospital Geral de Areias, na Zona Oeste da cidade. O espaço tem atendimentos, incluindo consultas ambulatoriais, exames, cirurgias de pequeno porte e internamentos.

Na ocasião da inauguração, o filho do ex-governador, Pedro Campos, cotado para ser candidato a deputado federal em 2022, participou da cerimônia. O então deputado federal João Campos (PSB) evitou participar porque era candidato a prefeito do Recife naquele momento.

Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação

Também na capital, existe a Unidade de Saúde da Família Governador Eduardo Campos (Upinha), localizada na Bomba do Hemetério, na Zona Norte, que funciona 24 horas por dia com atendimentos das pequenas urgências da atenção básica, além de assistência farmacêutica por meio de uma Farmácia da Família. A viúva de Eduardo, Renata Campos, participou do evento de inauguração em 2016, ao lado do então prefeito Geraldo Julio.

Tags

Autor