Eduardo da Fonte tem desejo de se candidatar ao Senado em chapa do PSB ou do PT em 2022, diz jornal

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 18/05/2021 às 10:00
X

A edição desta terça-feira (18) do jornal "Folha de S.Paulo" informa que o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente do PP em Pernambuco, tem o desejo de concorrer ao Senado em 2022 na chapa encabeçada pelo ex-prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) ou, caso não haja aliança PSB-PT, cogita se viabilizar no palanque dos petistas.

Segundo a "Folha", o deputado Eduardo da Fonte nutre o desejo de concorrer ao Senado em 2022 na chapa encabeça por Geraldo Julio (PSB). Por outro lado, se não for confirmada a aliança entre PSB e PT, ele também tenta se viabilizar numa possível chapa encabeçada pelo senador Humberto Costa (PT), de acordo com o jornal.

> ‘De forma nenhuma seria problema, tenho boa relação com ele’, diz Eduardo da Fonte sobre apoiar Lula em 2022

São cotados para disputar o Senado na chapa do PSB, além de Eduardo da Fonte, os deputados federais André de Paula (PSD) e Silvio Costa Filho (Republicanos), que tem proximidade com o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Segundo apurou o Blog, há uma resistência no PSB em apoiar Eduardo da Fonte para o Senado em 2022. "Se ele for senador, rompe conosco e se candidata a governador em 2026. Se tiver que ser um nome do PP, é melhor que seja Eriberto Medeiros (presidente da Assembleia Legislativa)", afirma uma fonte da cúpula do PSB local. "É só ver o que (o senador) Ciro Nogueira, do mesmo PP, fez com Wellington Dias (governador do PT) no Piauí. Rompeu após estarem no mesmo palanque em 2018 e Ciro Nogueira deve ser candidato no próximo ano contra o palanque do PT", acrescenta o integrante do PSB, sob reserva de fonte.

Também segundo a "Folha de S.Paulo", Eduardo da Fonte tem conversado com o senador Humberto Costa (PT) sobre os cenários regional e nacional.

O ex-presidente deve fazer uma visita a Pernambuco até o fim deste mês, segundo a "Folha". O Blog apurou que a vinda poderá ocorrer em junho. Está no radar de Lula uma reunião com o governador Paulo Câmara e com lideranças políticas do estado, como líderes do PP em Pernambuco.

Lula e Eduardo da Fonte têm boa relação. O deputado federal fez parte da base aliada do segundo governo do petista, entre 2007 e 2010.

Em abril, em entrevista à Rádio Folha, Dudu da Fonte, como é conhecido, defendeu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou as condenações do ex-presidente na Operação Lava Jato e tornou Lula elegível. Na ocasião, o deputado foi questionado se haveria problema em apoiar Lula na próxima eleição. "De forma nenhuma, isso vai ser discutido amplamente dentro do partido, tenho uma boa relação com ele, mas isso só iremos tratar em 2022".

Apesar de ser do PP, partido que faz parte da base aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional, Dudu da Fonte, como é conhecido, disse que a "Justiça está sendo feita" com relação a Lula diante da decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular as condenações do ex-presidente na Lava Jato.

"Nós estamos vendo a Justiça ser feita, um momento importante da Justiça brasileira, da democracia. Mas vamos tratar 2022 em 2022, temos um longo período pela frente, temos um momento muito difícil a ser atravessado para que a gente possa chegar em 2022. É sem dúvida alguma o momento mais delicado que estamos vivendo em nossas vidas. Temos que focar primeiro em vencer a covid para depois chegar em 2022", afirmou Eduardo da Fonte, na entrevista.

O PP tem a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco, com 11 deputados, e é a terceira sigla com mais prefeituras no estado, atrás de PSB e MDB.

Tags

Autor