Lula e Fernando Henrique almoçam juntos em São Paulo e discutem democracia e crise da covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 21/05/2021 às 10:33
X

Os ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se reuniram em um almoço na semana passada em São Paulo.

Uma fotografia do encontro foi publicada nesta sexta-feira (21) nas redes sociais do petista.

O encontro ocorreu na casa de Nelson Jobim, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e que foi ministro da Defesa de Lula e da Justiça de Fernando Henrique. Atualmente, Jobim é presidente do Conselho do banco BTG Pactual.

"Os ex-presidentes tiveram uma longa conversa sobre o Brasil, sobre nossa democracia, e o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia", publicou a assessoria de Lula na conta do ex-presidente no Twitter.

Nos últimos dias, Lula e Fernando Henrique têm trocado afagos em declarações depois de anos de ataques mútuos. Em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, da TV Globo, o tucano disse que, se tivesse que optar entre Lula e Bolsonaro em um eventual segundo turno, votaria no petista. 

Em entrevista à Rádio Folha na última quarta-feira (19), Lula disse que votaria em Fernando Henrique contra Bolsonaro e que faria campanha para o tucano.

Em 2018, Fernando Henrique anulou o voto no segundo turno entre Fernando Haddad (PT) e Bolsonaro. 

FHC já votou em Lula em um segundo turno presidencial, em 1989, quando o petista foi derrotado por Fernando Collor de Melo.

De acordo com o jornal "O Globo", os dois ex-presidentes não se encontravam desde que Fernando Henrique visitou a ex-primeira-dama Marisa Letícia no hospital quando ela sofreu um AVC em 2017. Esposa de Lula por mais de 40 anos, ela morreu em fevereiro daquele ano.

Fernando Henrique e Lula disputaram duas eleições presidenciais simultaneamente, em 1994 e em 1998. Nos dois pleitos, o líder petista perdeu para o então candidato do PSDB, que foi presidente por oito anos.

Em 2003, Lula tomou posse como presidente, sucedendo Fernando Henrique na Presidência da República, após vencer no ano anterior o candidato do PSDB José Serra, ministro da Saúde do governo FHC.

Tags

Autor