Ao vivo: sessão da CPI da Covid deve votar convocação de Geraldo Julio e novos depoimentos de Pazuello e Queiroga

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 26/05/2021 às 10:14
X

Começou por volta das 9h50 a sessão desta quarta-feira (26) da CPI da Covid-19 no Senado. A sessão foi suspensa às 10h18. Desde então, os senadores estão reunidos de forma secreta para resolver impasse na pauta sobre convocação de governadores, prefeitos e ex-prefeitos.

O requerimento para convocação do ex-prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) está na pauta da sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito.

A CPI deverá votar também pedidos de convocação de Arthur Weintraub, ex-assessor do presidente Jair Bolsonaro, de integrantes do segundo escalão do Ministério da Saúde, e as reconvocações de Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga, ex e atual titulares da pasta, respectivamente.

Também estão na pauta a convocação de governadores e prefeitos ou ex-prefeitos de locais onde há investigações que apuram desvio de recursos federais destinados ao enfrentamento da Covid-19.

Devem ser analisados nesta quarta-feira pedidos de convocação dos governadores de Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

Além do ex-prefeito do Recife Geraldo Julio, deverão ser convocados prefeitos ou ex-prefeitos de Aracaju, Fortaleza, Macapá, Rio Branco, São Luís e São Paulo.

> Ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio será convocado para depor na CPI da Covid

Geraldo Julio

Nesta terça, o requerimento foi oficializado logo após a revelação do Blog em primeira mão da convocação do ex-prefeito do Recife para depor na comissão. O autor do requerimento é o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). O parlamentar apontou a justificativa para a convocação de Geraldo Julio.

"Para que seja possível esclarecer os detalhes da operação Casa de Papel, realizada pela Polícia Federal para investigar supostas fraudes praticadas pela Secretaria de Saúde do Recife com recursos repassados pelo SUS no âmbito das ações de enfrentamento à pandemia provocada pela Covid-19, é necessária a oitiva do Sr. Geraldo Júlio, ex-prefeito de Recife", afirma Alessandro.

A operação Casa de Papel, citada no requerimento, foi feita por Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF) em junho de 2020. O objetivo da ação é apurar supostas fraudes, praticadas pela Secretaria de Saúde do Recife (PE), com recursos repassados pelo SUS no âmbito das ações de enfrentamento à pandemia provocada pela covid-19.

"Na investigação foram identificados indícios de irregularidades nas aquisições de materiais médico-hospitalares, tais como favorecimento na contratação, interpostas pessoas no quadro social da empresa (laranjas), sócios ocultos como verdadeiros proprietários e de lavagem de dinheiro. Os valores envolvidos nesse contrato chegam a R$ 7,5 milhões", afirmou a CGU à época.

A Operação Casa de papel cumpriu 35 mandados de busca e apreensão nos municípios de Recife (PE), Olinda (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Paulista (PE). O trabalho contou com a participação de seis auditores da CGU.

Tags

Autor