Eleições na OAB: A caravana passa, diz Ronnie Preuss Duarte, sem citar Jayme Asfora

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 28/05/2021 às 9:50
X

O artigo do ex-presidente da OAB Jayme Asfora, revelando o racha no grupo da atual diretoria, com graves acusações ao processo de renovação da entidade local, supostamente promovida pelo atual presidente, Bruno Baptista, continua repercutindo.

Na longa exposição, o ex-presidente Jayme Asfora critica o desfecho da nomeação do candidato oficial para a sucessão na entidade e movimentou o mundo jurídico desde quarta-feira, quando publicado pelo blog. No meio da peça, ele acusa o atual grupo de indicar um nome ligado a Geraldo Julio para o comando da entidade, em troca da indicação do atual presidente Bruno Baptista para uma vaga no TJPE.

Ex-presidente da OAB ameaça romper com grupo de Bruno Baptista se Fernando Jardim for indicado candidato oficial

Nota de regionais da OAB rebate Jayme Asfora e defende gestão de Bruno Baptista

Depois de uma nota oficial assinada pelas regionais da OAB, agora é a vez do ex-presidente Ronnie Preuss Duarte, até então aliados do mesmo grupo, bater duramente em Asfora, sem citar lhe o nome.

Nesta quinta-feira, aliados de Bruno Baptista, ao rebater o ex-vereador do MDB, já o haviam chamado publicamente de desagregador e de estar promovendo projeto personalista.

Veja o artigo-resposta abaixo.

Por Ronnie Press Duarte, em artigo enviado ao blog

Há uma década e meia tenho observado, como espectador privilegiado, os encaminhamentos da política estadual da OAB.

No percurso, acompanhei a trajetória de muitos colegas: das estrelas em ascensão ao melancólico ocaso de lideranças cadentes.

No voluntariado de classe, fiz muitos amigos. Sorri, chorei. Entre acertos e erros, entreguei-me obstinadamente às missões. Compromisso com o coletivo (os interesses da advocacia acima de tudo), lealdade (com aliados e adversários), impessoalidade e austeridade no trato com os recursos da advocacia são minhas obsessões.

A vivência nos processos eleitorais foi uma insuperável oportunidade de aprendizado, sobretudo em relação às pessoas. Vi que é no calor da refrega quando os valores morais são verdadeiramente postos à prova, e que a iminência da frustração de grandes expectativas é o mais efetivo teste de caráter, desnudando a verdadeira “persona” que por vezes se oculta sob máscaras retóricas.

Pelo caminho, aproximei-me de adversários.

Lealdade e correção na disputa são provas de grandeza, despertando o respeito e a admiração que fertilizam as mais sólidas relações.

Nessa imersão nas humanidades, aprendi a lidar com as fraquezas alheias: do caráter, do espírito, e da psiquê.

Hoje sou capaz de compreender aqueles que são patologicamente volúveis, sensíveis apenas às próprias conveniências; os que são incontrolavelmente infiéis à verdade, à palavra e aos compromissos; os que trazem a malignidade na essência existencial e, finalmente, os acometidos de quadros psiquiátricos.

Hoje, aproximando-se do fecho de mais um ciclo, posso dar um testemunho sobre a condução da OAB/PE neste triênio: diálogo, serenidade, retidão, austeridade, correção, independência, coerência e compromisso com a advocacia têm sido a marca do presidente Bruno Baptista.

Há dignidade nas decisões.

Há cuidado institucional para que interesses político-partidários não invadam a nossa arena.

Há esforço para que a OAB não seja alvo de manipulações, nem desaguadouro de frustrações pelo soçobro de projetos pessoais.

Por tudo que vi e ouvi, tenho uma alentadora certeza: ao registro histórico dos processos políticos jamais escapam a postura, o papel e o verdadeiro tamanho de cada um dos seus protagonistas.

Ronnie Preuss Duarte é ex-presidente da OAB-PE

Tags

Autor