Eleições na OAB. Diretores e conselheiros federais manifestam solidariedade ao presidente Bruno Baptista e refutam Jayme Asfora, ignorando-o

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 28/05/2021 às 11:40
X

O artigo do ex-presidente da OAB Jayme Asfora, revelando o racha no grupo da atual diretoria, com graves acusações ao processo de renovação da entidade local, supostamente promovida pelo atual presidente, Bruno Baptista, continua repercutindo.

Na longa exposição, o ex-presidente Jayme Asfora critica o desfecho da nomeação do candidato oficial para a sucessão na entidade e movimentou o mundo jurídico desde quarta-feira, quando publicado pelo blog. No meio da peça, ele acusa o atual grupo de indicar um nome ligado a Geraldo Julio para o comando da entidade, em troca da indicação do atual presidente Bruno Baptista para uma vaga no TJPE.

Ex-presidente da OAB ameaça romper com grupo de Bruno Baptista se Fernando Jardim for indicado candidato oficial

Nota de regionais da OAB rebate Jayme Asfora e defende gestão de Bruno Baptista

No poder desde 2007, grupo que comanda a OAB-PE atualmente pode chegar rachado às eleições de 2021

Depois de uma nota oficial assinada pelas regionais da OAB, agora é a vez do ex-presidente Ronnie Preuss Duarte, até então aliados do mesmo grupo, bater duramente em Asfora, sem citar lhe o nome.

Nesta quinta-feira, aliados de Bruno Baptista, ao rebater o ex-vereador do MDB, já o haviam chamado publicamente de desagregador e de estar promovendo projeto personalista, depois de perder as eleições para vereador no Recife.

Eleições na OAB: A caravana passa, diz Ronnie Preuss Duarte, sem citar Jayme Asfora

Veja a nova nota pública contra o ex-presidente Jayme Asfora

Os diretores da OAB Pernambuco, da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), da Escola Superior da Advocacia (ESA) e os Conselheiros Federais vêm a público reforçar o compromisso institucional de defesa da advocacia, da sociedade, da Justiça e do estado democrático de direito, sempre pautado pela independência, diálogo, pluralidade e democracia interna.

Visões diferentes e divergências políticas ajudam no engrandecimento da instituição. A pluralidade nos debates é salutar e constitui a própria base da democracia.

A defesa intransigente da advocacia e do estado democrático de direito é exercida diuturnamente pela instituição e transcende as ideologias pessoais daqueles que ocupam os cargos diretivos da instituição.

O Presidente Bruno Baptista representa o espírito que pauta os membros da OAB-PE, tendo em toda sua história e diante de suas missões, demonstrado destacada integridade e competência, além da intransigente defesa da classe e da sociedade, sempre guiado pela ética, respeito, lealdade e imparcialidade.

A OAB-PE tem um legado de serviços prestados à advocacia e à sociedade pernambucana, com ações institucionais independentes e destemidas, sempre com o objetivo de lutar pelo digno exercício da advocacia e pela igualdade de oportunidades e de acesso a todas as pessoas, independentemente de classe social, religião, cor, raça, gênero, idade ou partido político.

E assim continuará atuando: independente e aguerrida, sem ceder a pressões políticas ou a ameaças que ponham em xeque os princípios basilares da própria instituição.

Ingrid Zanella Vice-Presidente da OAB-PE

Ana Luiza Mousinho Secretária Geral da OAB-PE

Ivo Amaral

Secretário Geral Adjunto da OAB-PE

Frederico Duarte

Diretor Tesoureiro da OAB-PE

Fernando Ribeiro Presidente da CAAPE

Mario Guimarães

Diretor Geral da ESA-PE

Ronnie Duarte

Conselheiro Federal

Silvia Nogueira Conselheiro Federal

Ademar Rigueira Conselheiro Federal

Leonardo Accioly Conselheiro Federal

Graciele Pinheiro Conselheira Federal

Carlos Harten Conselheiro Federal

Tags

Autor