Recife é finalista de premiação internacional com programa de apoio a mulheres empreendedoras

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 16/06/2021 às 16:06
X

Projeto da Secretaria da Mulher junto ao Gabinete de Assessoria Especial e Representação Institucional da Prefeitura do Recife, o “Tá com Elas - o crédito é da mulher” está entre uma das 50 Champion Cities selecionadas nesta terça-feira (15), como finalistas no Global Mayors Challenge 2021.

O Global Mayors Challenge é uma competição mundial de inovação que identifica ideias desenvolvidas por cidades em resposta à pandemia da covid-19.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no último trimestre de 2020, as mulheres representavam menos de 45% da força ativa de trabalho em detrimento da média superior a 50% pré-pandemia. Em Pernambuco, 99,5% das vagas eliminadas foram de mulheres, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/2020).

O objetivo do programa do Recife é buscar reverter a situação e estimular as mulheres empreendedoras.

O “Tá com Elas - o Crédito é da Mulher” pretende acoplar serviços focalizados em mulheres ao programa de microcrédito da Prefeitura, o Crédito Popular do Recife, criado no início deste ano e que tem como meta atender 15 mil mulheres até 2024.

"O programa vai possibilitar às mulheres tomadoras de microcrédito várias camadas de serviços de qualificação profissional e empoderamento. Entre as iniciativas, estão desde incubadora de negócios, cursos EADs, assessoria jurídica e contábil, a tutorias individualizadas. A proposta chegou ao topo de uma competição com mais de 630 inscrições de 99 países no primeiro Global Mayors Challenge 2021, da Bloomberg Philanthropies", afirma a Prefeitura.

Ao longo de quatro meses, a equipe da Prefeitura passará por uma consultoria da Bloomberg Philanthropies para refinar o projeto. No final, 15 municípios vão receber US$ 1 milhão de dólares de suporte para implementar e divulgar as ideias.

"A pandemia da Covid-19 se mostrou ainda mais cruel para as mulheres, atingidas em massa pelo desemprego e suas consequências, como mostram os números do Caged/2020. O objetivo do projeto é mudar essa perspectiva para as mulheres do Recife, oferecendo crédito, mas também capacitação para uma melhor alocação do recurso no empreendimento, o que aumenta a chance de sucesso. Não podemos esquecer que a promoção da autonomia financeira da mulher também é uma política pública de prevenção e enfrentamento à violência doméstica”, afirmou a secretária da Mulher, Glauce Medeiros, ligada ao PCdoB.

Tags

Autor