EDUCAÇÃO

Enem 2021, o terceiro no governo Bolsonaro, tem menor número de inscritos desde 2009

O número menor é atribuído por especialistas, reservadamente, ao fato de não ter havido isenção da taxa para quem faltou a edição de 2020.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 15/07/2021 às 12:39 | Atualizado em 15/07/2021 às 12:47
Notícia
X

Ao todo, 4.004.764 pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, o menor número desde 2009, quando ocorreu a reformulação do exame para se tornar vestibular nacional.

As provas de 2021 serão a segunda em meio à pandemia de covid-19. No ano passado, foram 5,8 milhões de inscrições, quantidade mais alta que a de agora em 2021. As provas deste ano serão a terceira no governo Bolsonaro.

O número corresponde às inscrições para as duas versões do exame, impressa e digital. A confirmação do total de participantes, no entanto, ocorrerá, em definitivo, somente após o processamento do pagamento das taxas de inscrição, o que poderá reduzir ainda mais o índice.

O número menor é atribuído por especialistas, reservadamente, ao fato de não ter havido isenção da taxa para quem faltou a edição de 2020, que ocorreu em janeiro de 2021 por causa da covid-19, a primeira edição na pandemia. No ano passado, houve abstenção recorde e mais da metade dos inscritos faltaram.

No ano passado, candidatos relataram desistências por medo de serem contaminados, suspeita ou confirmação de covid-19, infecções por covid-19 nas famílias e também por se sentirem despreparados em razão das suspensões de aulas presenciais em escolas durante parte do ano letivo.

A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), no valor de R$ 85, poderá ser paga pelos não isentos até a próxima segunda-feira, 19 de julho.

Inscrições

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou o período de inscrições às 23h59 de ontem, quarta-feira, 14 de julho. Foram registrados 3.903.664 inscritos para a versão impressa. Já a versão digital teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas. As duas modalidades de prova serão aplicadas nas mesmas datas. O Enem 2021 será realizado em 21 e 28 de novembro.

O Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os participantes que desejam fazer o exame para fins de autoavaliação, como estudantes de 1º e 2º anos de ensino médio — os chamados “treineiros” — puderam optar pela versão impressa. Como preveem os editais, os interessados tiveram de indicar o estado e o município onde desejam realizar as provas.

Para acompanhar a situação da inscrição na Página do Participante, é necessário fazer o acesso com o login. Na mesma página, os inscritos podem acompanhar o andamento das solicitações feitas, bem como entrar com possíveis recursos. Caso o participante não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal e informando o número do CPF, seguido das instruções que forem apresentadas.

As duas modalidades do Enem 2021, impressa e digital, serão aplicadas nos mesmos dias, 21 e 28 de novembro. Ambas as versões terão as mesmas provas, com itens iguais e mesmo tema de redação.

Tags

Autor