telefonia

Vereadores do Recife cancelam licitação milionária de celulares

Vereadores do Recife acatam recomendação do MPCO sobre compra de celulares

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 16/07/2021 às 9:52 | Atualizado em 16/07/2021 às 10:37
Notícia
X

A compra foi revelada em primeira mão, pelo Blog, na sexta-feira (9).

Na segunda-feira (12), o Ministério Público de Contas (MPCO) enviou recomendação para que a Câmara de Vereadores do Recife suspendesse a licitação, devido a crise financeira decorrente da pandemia de coronavírus.

A mesa diretora da Câmara de Vereadores, inicialmente, defendeu em nota a licitação.

A questão viralizou nas redes sociais, TVs, rádios e no boca a boca durante toda a semana.

Ontem, no final da noite, na véspera do feriadão no Recife, a Câmara voltou atrás, divulgando outra nota oficial, acatando a recomendação do procurador Cristiano Pimentel, do MPCO.

A suspensão abriu um campeonato de oportunismo entre as bancadas, tanto de esquerda como de direita.

LEIA O TEXTO DA NOTA:

A Câmara Municipal do Recife, por unanimidade, decidiu acatar as recomendações do Ministério Público de Contas (MPCO), no tocante ao pregão eletrônico 06/2021, para a renovação do contrato de serviços de telefonia móvel. Todos os parlamentares da Casa concordam que o certame é transparente, lícito e segue o modelo utilizado pelo parlamento municipal desde 2001. Neste período de duas décadas, vale salientar, a Câmara Municipal sempre teve suas contas aprovadas pelos mecanismos de controle público, sendo um poder reconhecido pela população por seus serviços prestados. Diante das recomendações do MPCO, do momento de pandemia e de manifestações da sociedade, vereadoras e vereadores compreenderam que suspender o edital seria a medida correta a ser adotada.

Bastidores


Depois da decisão, hoje pela manhã as bancadas de PT+PSol e DEM+PSC+Podemos soltaram nota afirmando que eram contra a licitação.

Porém, pelo que se sabe, ninguém foi contra nos debates internos.

Ninguém se posicionou na semana.

Um dos funcionários da Casa, até tirou onda: "Ainda bem que a licitação era pra celular, porque se fosse para óleo de peroba seria uns 10 milhões! Todo mundo ficou calado, aí quando cai, todo mundo é contra? Cada coisa nessa Casa... pense!"

Veja a nota oficial das bancadas do PSOL e PT sobre a suspensão da licitação da Câmara do Recife

A sociedade civil recifense se mobilizou considerando incabível a licitação da Câmara do Recife para aquisição de serviços de telefonia e Internet para a casa.

As bancadas do PT e do PSOL permaneceram durante toda a semana trabalhando internamente para que fosse revista a decisão da mesa diretora da Câmara Municipal do Recife de aquisição de serviços de telefonia, serviços de mini modens e serviços de telefonia móvel, no atual contexto da pandemia.

Enquanto fazíamos esse trabalho interno, não poderíamos antecipar qualquer posição para a sociedade, pois a decisão da realização da licitação não é do conjunto dos vereadores que compõem a casa, e sim da Mesa Diretora da Casa Legislativa.

Parabenizamos a acertada decisão de suspensão do processo licitatório pois esta posição foi tomada em consonância com o sentimento do povo do Recife, a quem devemos sempre representar.

Dani Portela
Ivan Moraes
Jairo Britto
Liana Cirne

Bancada da direita


O povo do Recife se mobilizou contra a licitação realizada pela Câmara Municipal do Recife para aquisição de serviços de telefonia e Internet e a bancada de oposição formados pelos partidos PSC, Podemos e DEM trabalhou incansavelmente para que o pleito de toda sociedade fosse atendida.

Enquanto dialogávamos não podíamos antecipar qualquer decisão sem que antes a mesa diretora se posicionasse em definitivo.

Parabenizamos a acertada decisão da mesa diretora que ouviu os demais parlamentares que estavam em comunhão com o Povo do Recife, a quem devemos representar.

Renato Antunes
Alcides Cardoso
Felipe Alecrim
Tadeu Calheiros
Fred Ferreira
Junior Tércio

Tags

Autor