PRESIDENTE E EX-PRESIDENTE

Bolsonaro diz que 'não existe terceira via'. Lula fala em 'invenção'

Presidente e ex-presidente fizeram comentários sobre a possibilidade de uma candidatura alternativa a eles nas eleições de 2022.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 20/07/2021 às 11:16 | Atualizado em 20/07/2021 às 11:22
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prováveis postulantes à Presidência nas eleições de 2022, fizeram comentários na manhã desta terça-feira (20) sobre a possibilidade de uma candidatura alternativa a eles nas eleições de 2022.

Em fala a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que "não existe terceira via" nas eleições do ano que vem e reconheceu que a disputa está polarizada entre ele e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Bolsonaro, os candidatos que tentam se apresentar como alternativa aos dois não vão conseguir "atrair a simpatia da população".

"Tem uma passagem bíblica que diz, seja quente ou seja frio, não seja morno. Então terceira via, povo não engole isso aí — disse Bolsonaro, em entrevista à rádio Itatiaia. — Não vai dar certo. Não vai agregar, não vai atrair a simpatia da população. Não existe terceira via, está polarizado", afirmou Bolsonaro.

Quase no mesmo horário, por coincidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi indagado sobre a chamada "terceira via", em uma entrevista à Rádio Jovem Pan de Sergipe.

“A terceira via é uma invenção de partido que não quer ter candidato. Não adianta dizerem que tem uma disputa radicalizada entre dois opostos, porque não tem. O que tem de um lado é democracia e do outro é fascismo. Eu represento a democracia e Bolsonaro representa o fascismo. Isso é o que está em jogo", disse Lula.

"Pela perspectiva e pelo andar da carruagem, eu tenho muita possibilidade de ganhar as eleições, no primeiro ou no segundo turno. As pessoas que não estão vendo que não têm chance começam a inventar a história de terceira via. Quando eu disputei em 1989, disputei contra Aureliano Chaves, Ulysses Guimarães, Leonel Brizola, Paulo Maluf, Collor, Afif, Mário Covas, Roberto Freire, Enéas. Disputei contra esses grandes caciques da política brasileira e fui o segundo colocado. Então ao invés de ficarem procurando a terceira via, seria interessante que cada partido lançasse seu candidato a presidente para cada um testar a sua popularidade e a sua força, não importa que tenha dez, cinco candidatos. Aí o povo vai escolher dois para irem ao segundo turno ou um já no primeiro turno", acrescentou Lula.

Entre os nomes cotados para a "terceira via" de 2022 estão o do ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT); do governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB); do governador de São Paulo João Doria (PSDB); do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM); do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (sem partido); e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que pode migrar para o PSD.

Tags

Autor