novo normal

Economia pernambucana se mantém em recuperação

PIB pernambucano cresceu 2,3% entre abril e maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 20/07/2021 às 16:00
Notícia
X

O boletim Mensal do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, divulgado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem),mostra que entre abril e maio deste ano houve um crescimento de 2,3%, na série com ajuste sazonal.Na comparação com igual período do ano anterior, o crescimento do PIB foi de 11,5%.

Esses resultados demonstram que a economia pernambucana se mantém em recuperação, apresentando no acumulado do ano a variaçã ode 5,6%, e no acumulado de 12 meses o PIB registrou crescimento de 2,2%.

O PIB é composto pela soma de três segmentos: a agropecuária, que registrou um ligeiro resultado negativo (-1,1%) entre maio e abril, crescendo 4,2% em relação a maio de 2020 e 10,1% no acumulado janeiro-maio/2021.

Nos mesmos comparativos, a indústria registrou crescimento de 2,7%, com destaque na recuperação de 35,0% em relação a maio/2021, resultando no acumulado anual crescimento de 17,3%.

O setor de Serviços apresentou importante crescimento nos três primeiros comparativos, com 2,0%, 6,7% e 2,4%

"Considerando que foi o setor mais impactado pela Pandemia do Covid-19 e, por ser o de maior peso na economia estadual, o fato representa um bom sinal", comenta o diretor de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima.

O diretor lembra que, por sua característica de indicador de curto prazo, as estimativas do boletim do PIB estão sujeitas a revisões mensais.

Tags

Autor