Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Mundo da lua

Danilo Cabral pede convocação de ministro para explicar apagão no CNPq

O parlamentar protocolou um requerimento de informação

JAMILDO MELO
JAMILDO MELO
Publicado em 28/07/2021 às 8:15
Notícia
Leitura:

Após o apagão na Plataforma Lattes, que armazena os dados sobre pesquisadores brasileiros e seus trabalhos acadêmicos, o deputado Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara dos Deputados, apresentou um pedido de convocação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, para prestar esclarecimentos sobre o episódio na Comissão de Educação da Casa.

Além disso, o parlamentar protocolou um requerimento de informação.

“O que está acontecendo no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é muito grave. Diante da falta de explicações concretas sobre o problema e sobre as medidas que estão sendo adotadas para solucioná-lo, só podemos pensar que faz parte de um desmonte planejado da ciência brasileira”, afirma Danilo Cabral.

Ele destacou que a Plataforma Lattes armazena o resultado do trabalho árduo de milhares de pesquisadores do país, em muitos casos, de anos de pesquisas.

Segundo Danilo Cabral, o Ministério da Ciência e Tecnologia, ao qual o CNPq é vinculado, deve esclarecer o que, de fato, aconteceu no sistema de armazenamento de informação da entidade, que dados foram perdidos e quais medidas estão sendo adotadas para recuperá-los.

“Desde seu início, o atual governo demonstra descaso com a ciência e a pesquisa nacionais, com cortes no orçamento e fragilizando as entidades de fomento. É simbólico o que ocorreu nesta semana”, acrescenta.

Como o Congresso Nacional está em recesso, o requerimento de informação já foi protocolado e, após o envio para o Ministério, é dado um prazo de 30 dias para o recebimento da resposta.

Já o pedido de convocação do ministro Marcos Pontes será analisado pela Comissão de Educação na próxima semana, quando serão retomadas as atividades do colegiado.


 

Comentários

Últimas notícias