passagem

Morre Joaquim Francisco, aos 73 anos

Ex-governador morreu aos 73 anos, de câncer de pancreas

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 03/08/2021 às 16:36 | Atualizado em 03/08/2021 às 17:32
Notícia
X

Faleceu nesta tarde de terça-feira o ex-governador Joaquim Francisco, 73 anos, que foi deputado federal, prefeito do Recife e governador de Pernambuco. Vinha se tratando de um câncer de pancrêas em São Paulo. Estava sem partido, mas por último estava no PSDB.

O político estava internado no hospital Português, aqui no Recife.

A cidade deve a ele o Parque da Jaqueira, que ajudou a transformar a Zona Norte do Recife.

Paulo Câmara, Governador de Pernambuco, fez uso de uma nota para lamentar.

"Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil".

O senador Jarbas Vasconcelos divulgou nota de pesar sobre o falecimento do ex-governador Joaquim Francisco.

"Foi com muito pesar recebei a notícia nesta terça do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Joaquim foi um homem de muitas conquistas e com uma trajetória marcada por muito trabalho e dedicação. Foi Prefeito do Recife, Governador de Pernambuco, Deputado Federal e Ministro de Estado, sempre com elevado espírito público. Mesmo militando em campos diferentes, tínhamos apreço e respeito mútuo. Sempre o identifiquei como um homem de bem, justo, trabalhador, correto e muito preparado. O ambiente político e social perde com o seu desaparecimento. À sua esposa Silvia, suas filhas e demais familiares e amigos deixo meus sinceros sentimentos", disse o senador.

"Pernambuco se despede, hoje, de uma das grandes referências da sua história política. Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança. Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável. A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de luto pelo seu falecimento. Transmito meus sentimentos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que ele possa descansar em paz", afirmou deputado Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

"A Câmara Municipal do Recife lamenta profundamente a morte do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco. Ele nos deixa precocemente, após lutar com bravura contra um câncer. Um homem que pautou sua vida pública com sinceridade e ética. Sempre soube disputar a partir das ideias, sem jamais agredir ou atacar adversários. Certamente nos fará uma enorme falta. À família e aos muitos admiradores e amigos, nossos mais sinceros pesares", escreveu o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá.


Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. De perfil conciliador, foi um exemplo de homem público e uma grande referência política para Pernambuco. Com a trajetória marcada pela correção e a ética, Joaquim Francisco estava à frente de todos os debates sobre a política de Pernambuco. Deixa como legado relevantes serviços prestados ao nosso Estado como prefeito do Recife, governador, ministro de Estado e deputado federal. Minha solidariedade aos familiares e amigos.

Fernando Bezerra Coelho


Pernambuco perdeu hoje um dos seus mais ilustres filhos. Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco.Homem público que honrava a política, Joaquim deixou a sua marca de seriedade e competência no trato da coisa pública por onde passou, quer seja na Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco, no Ministério do Interior ou na Câmara de Deputados. Que Deus console a sua esposa Silvia, filhas e familiares.

André Ferreira, deputado federal e presidente estadual do PSC


A partida do ex-governador Joaquim Francisco deixa uma imensa lacuna na política pernambucana. Prefeito, ministro, governador, deputado federal, em todos os cargos pelos quais passou deixou marcas de trabalho e excelência. Que a sua esposa Sílvia, filhas e demais familiares encontrem conforto e força em Deus.

Manoel Ferreira, deputado estadual pelo PSC

"Joaquim foi meu companheiro de partido quando estava no PSDB e era um político íntegro. Teve papel importante na redemocratização do Brasil. Que Deus conforte a sua família, esposa Silvia e filhas", afirmou a ex-deputada Terezinha Nunes.

"Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde hoje um grande homem público. Recentemente, na Câmara dos Deputados, fui autor de um Voto de Louvor, em sua homenagem, na celebração dos seus 73 anos. Infelizmente a pandemia não nos deixou celebrar essa homenagem presencialmente. A trajetória de Joaquim se confunde com a história política de Pernambuco. Prefeito, deputado federal, ministro, governador… a nossa história carrega o DNA e o trabalho de Joaquim Francisco. Esse legado será eterno. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos", disse Ricardo Teobaldo, deputado federal e presidente do Podemos, divulgou nota de condolências.

"A Fundação Joaquim Nabuco lamenta o falecimento do ex-ministro e ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. Advogado e político, deixa um legado ao País por sua atuação na vida pública. Aos familiares e amigos, nossas sinceras condolências", disse Antônio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco.

"Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do amigo e ex-governador Joaquim Francisco. Seu valor para a história de Pernambuco e do Brasil é incontestável, mas registro seu imenso valor como amigo. Joaquim, que venceu tantos males ao longo de sua vida, agora pode, enfim, descansar. A nós, restam a saudade, os ensinamentos, o exemplo e a esperança do reencontro, quando Deus achar que este deve acontecer. Nossos mais sinceros pesares aos seus familiares. Pernambuco perde um grande homem, um bravo guerreiro, que, assim como seu legado, torna-se, agora, imortal", escreveu Aluízio Albuquerque, advogado, com seu filho, deputado Romero Albuquerque, e Andreza Romero, vereadora do Recife.

Tags

Autor