EM HOMENAGEM

Parque da Jaqueira poderá ser batizado com o nome de Joaquim Francisco, que inaugurou o espaço quando prefeito

Quando foi prefeito do Recife, Joaquim Francisco foi responsável por inaugurar o parque, um dos principais da cidade hoje.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 04/08/2021 às 11:19 | Atualizado em 04/08/2021 às 11:42
Notícia
X

Vereador do Recife, Alcides Cardoso (DEM) protocolou, na manhã desta quarta-feira (4), um projeto de lei acrescentando ao nome do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, uma homenagem ao ex-governador e ex-prefeito do Recife Joaquim Francisco.

Joaquim Francisco morreu na tarde desta terça-feira (03) e estava internado no Hospital Português, na área central do Recife, onde passava por tratamento contra câncer no pâncreas. O corpo é velado no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, na manhã e será cremado à tarde no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

De acordo com o projeto do vereador Alcides Cardoso, o Parque da Jaqueira passaria a se chamar “Parque da Jaqueira Governador Joaquim Francisco”. Quando era prefeito do Recife em 1985, Joaquim foi responsável pela inauguração do espaço em 1985.

“Em 1984, exercendo no seu primeiro mandato como prefeito do Recife, Joaquim Francisco iniciou uma importante campanha para a criação de um grande parque na cidade e, um ano depois, entregou à população o Parque da Jaqueira, equipamento de lazer muito querido e utilizado pelos recifenses de várias localidades”, afirmou Alcides Cardoso.

O projeto de mudança da nomenclatura completa da Unidade de Conservação da Paisagem (UCP), como é classificado o Parque da Jaqueira, aguarda o prazo regimental da Câmara de Vereadores para apreciação da proposta nas comissões da Casa e votação em Sessão Plenária pelos parlamentares.

Na proposta, Alcides Cardoso argumentou que, "desde a sua inauguração, o Parque da Jaqueira contribui para a melhoria da saúde e lazer da população, considerando uma das áreas verdes urbanas mais importantes da cidade, e que o parque foi fruto da iniciativa inovadora do ex-governador em melhorar a qualidade de vida dos recifenses".

“Joaquim criou o Parque da Jaqueira e foi frequentador assíduo do local por vários anos, realizando suas caminhadas matinais e vendo os benefícios do local para toda a população. Essa homenagem a um homem público que dedicou sua vida para engrandecer o Recife, Pernambuco e o Brasil é justa e merecida”, disse Alcides Cardoso.

Tags

Autor