pedestres

As políticas inovadoras para mobilidade a pé estão apenas começando, diz CTTU

CTTU diz que cada vez mais vai combater planejamento pautado no deslocamento dos veículos motorizados, adotado no século passado, ao invés da mobilidade das pessoas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 09/08/2021 às 10:17 | Atualizado em 09/08/2021 às 10:23
Notícia
X

Por Taciana Ferreira, presidente da CTTU, em artigo enviado ao blog

O Dia Internacional do Pedestre, comemorado em 8 de agosto, é uma oportunidade para refletir sobre as diretrizes da mobilidade urbana e o preço que hoje pagamos neste início de século por um planejamento que foi pautado no deslocamento dos veículos motorizados, adotado no século passado, ao invés da mobilidade das pessoas. A inversão dessa lógica se torna cada vez mais norteadora para vivermos em cidades mais seguras, saudáveis e agradáveis. Isso porque, na prática, os carros particulares transportam uma média de 1,2 pessoas por viagem, mas ocupam o espaço urbano de cinco passageiros ou mais. A Prefeitura do Recife resolveu inverter a lógica da mobilidade urbana, focando nas pessoas e não nos veículos, e, assim, um programa de ações para pedestres, ciclistas e transportes públicos tem se consolidado no cotidiano na nossa cidade.

Além disso, temos que os pedestres são a parte mais frágil no trânsito, pois a única proteção que têm contra a velocidade dos demais veículos é o próprio corpo. As viagens a pé representam 23% dos deslocamentos para trabalho e educação, de acordo com a Pesquisa Origem e Destino de 2018, perdendo apenas para o transporte público (42%). Então, proteger o pedestre é uma estratégia para fazer de todo o trânsito um lugar mais seguro. Isso porque todas as pessoas, em algum momento de seu dia, são pedestres, seja como usuários do transporte público, que vão a pé para um ponto de ônibus, ou, quando são condutores, seguem a pé para acessar o veículo. Nesse cenário, as iniciativas para controle e redução de velocidade, alargamento das calçadas e travessias seguras são avanços necessários para uma cidade mais segura.

No Recife, inovamos com a requalificação dos passeios públicos, por meio do Programa Calçada Legal, da Autarquia de Urbanização (URB), que, desde 2017, tem investido no alargamento desses espaços - o que e é importante, também, para a acessibilidade de pessoas com deficiência, ou com baixa locomoção, como idosos e até crianças. Mas para melhorar a mobilidade das pessoas precisávamos fazer mais e em menor tempo: precisávamos redesenhar o espaço urbano para que fosse, efetivamente, ocupado pelos pedestres. Assim, encontramos uma estratégia referendada entre as melhores práticas de segurança viária, que possibilitou, além da rapidez e menor custo, a redução dos sinistros de trânsito - o urbanismo tático. Desde 2019, temos utilizado o urbanismo tático para induzir a redução de velocidade aos condutores, diminuir o espaço de travessia do pedestre e ampliar as oportunidades de travessias com mais faixas de pedestres. Como diz Francisco Cunha, referência em mobilidade urbana, o urbanismo tático é uma “tinta que salva vidas”.

E realmente salva. De acordo com os dados registrados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), houve uma redução de até 41% nos sinistros de trânsito com vítimas, após as intervenções que trouxeram um novo desenho paras ruas. Uma das mais emblemáticas foi a recente ação implantada na Rua da Palma, na área central do Recife, entregue à população no mês de maio. A inversão da prioridade ficou nítida e foi feita de forma justa: antes, o espaço destinado aos veículos motorizados era de 65,5% e 34,5% para os pedestres, mas a via era ocupada, em sua maioria pelos pedestres. Agora, 40% do espaço é dedicado aos veículos motorizados e 60% da rua é destinada aos pedestres. Assim, se consolidou a reconquista do espaço e hoje podem caminhar com mais conforto e segurança.

Temos, atualmente, mais de 35 espaços de urbanismo tático em toda a cidade e queremos ampliar ainda mais. Já temos implantações previstas em áreas próximas à Avenida Norte, que tem sido tratada com novas travessias e mais áreas para pedestres. O posicionamento da gestão de trânsito do Recife é de que todos os veículos devem proteger o pedestre, porque são os mais frágeis no trânsito. Dessa forma, queremos utilizar a diretriz de redução de velocidade nas vias recomendada pela ONU para as cidades seguras e ampliar ainda mais as áreas de urbanismo tático, que humanizam o espaço público não apenas com novos desenhos no chão, mas com pessoas que se sintam seguras e confortáveis em viver a cidade e com a certeza que a cidade é delas.

Tags

Autor