EX-PRESIDENTE DA CÂMARA

Rodrigo Maia é o novo vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados

Ex-presidente da Câmara dos Deputados tem feito oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 12/08/2021 às 11:19 | Atualizado em 12/08/2021 às 11:21
Notícia
X

Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (sem partido-RJ) é o novo vice-líder da oposição na Casa. 

O bloco é liderado por Alessandro Molon (PSB), também do Rio de Janeiro e tem parlamentares do PSOL e do PT entre os vice-líderes.

Desde que deixou a presidência da Câmara, quando adotava uma postura de independência em relação ao presidente Jair Bolsonaro, Maia tem feito duras críticas ao Palácio do Planalto.

Quando era presidente da Câmara, Maia chegou a ter 65 pedidos de abertura de impeachment em sua mesa. Questionado nos últimos meses, o parlamentar disse que “infelizmente, não tínhamos votos para o impeachment, como ainda não temos”.

Rodrigo Maia foi eleito pela primeira vez para a presidência da Câmara em julho de 2016 para um mandato-tampão, após a cassação de Eduardo Cunha (MDB-RJ). Foi reeleito em fevereiro de 2017 após o Supremo Tribunal Federal entender que presidente de mandato tampão não poderia ser barrado na regra que impede reeleição para o comando da Câmara.

Em 2019, Maia conquistou mais um mandato de biênio para a presidir a Casa. Dessa vez, assegurado pela jurisprudência do STF de que a reeleição para presidência da Câmara pode ocorrer se for entre legislaturas diferentes.

Em 2021, Maia lançou Baleia Rossi (MDB-SP) como candidato à sua sucessão, mas o emedebista acabou perdendo para Arthur Lira (PP-AL), apoiado por Bolsonaro.

Tags

Autor