eleições 2022

Antes de jantar com Lula, João Campos reafirma defesa de candidatura própria do PSB

Na campanha de 2018, João Campos bateu muito no PT, ao disputar com Marília Arraes

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 13/08/2021 às 14:52 | Atualizado em 13/08/2021 às 15:40
Notícia
X

O site de O Globo informa que, influentes nas decisões da cúpula nacional, os pessebistas de Pernambuco estão rachados sobre apoio ao PT em 2022


SÃO PAULO — O prefeito de Recife, João Campos (PSB), disse ao GLOBO que vai ao jantar com o ex-presidente Lula na sede do governo de Pernambuco no próximo domingo. Ao mesmo tempo, o filho do ex-governador Eduardo Campos reafirmou a defesa de que o seu partido tenha uma candidatura própria na eleição do ano que vem.

A mãe de João, Renata Campos, não irá ao encontro promovido pelo governador Paulo Câmara (PSB).

O prefeito da capital pernambucana disse também que o tema do jantar não será a eleição do ano que vem, e sim, a crise vivida pelo país por causa da pandemia, do desemprego e das ameaças à democracia feitas pelo presidente Jair Bolsonaro.

— Estarei presente no jantar com o ex-presidente Lula, aqui no Recife. Tenho certeza que a pauta não será eleição. A conversa é sobre o momento desafiador que o país passa. A pandemia ainda está registrando um número elevado de óbitos por dia no país, o desemprego atinge mais de 14 milhões de brasileiros e temos o desafio de enfrentar iniciativas anti-democráticas quase diariamente. Garantir a democracia é fundamental. São sobre esses pontos que a conversa deve tratar. Esses são as questões do momento — disse.

O grupo de Pernambuco tem a maior influência nas decisões tomadas pelo comando nacional do PSB, mas está dividido. Campos faz parte da ala do PSB que resiste a um apoio a Lula. Paulo Câmara, por sua vez, é defensor da aliança.

— A eleição é em 22, que é o ano da disputa eleitoral, e aí deverá ser discutida pelos partidos. E eu já registrei minha posição de que o PSB deve ter protagonismo e deve apresentar uma candidatura própria. É o melhor cenário que observo.

Sempre que visita Recife, Lula costuma se encontrar com a família de Eduardo Campos, cuja morte num acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2014 completa sete anos nesta sexta-feira. Eduardo foi ministro do governo Lula e tinha amizade estreita com o petista.

O jantar com os integrantes do PSB será o primeiro compromisso de Lula em sua viagem por seis estados do Nordeste. O ex-presidente quer aparar as arestas com o PSB para viabilizar o apoio do partido a sua candidatura em 2022.

Além de Pernambuco, Lula também visitará Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Tags

Autor