drama das mulheres
As mulheres do Afeganistão
Do total de 53.320 artigos produzidos nas últimas 24 horas por sites de notícias no planeta, 29% trazem narrativas sobre a questão feminina
Cadastrado por
Jamildo Melo
Publicado em 18/08/2021 às 8:00
| Atualizado em 18/08/2021 às 9:00
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Por Manoel Fernandes, Diretor BITES, em informe ao blog
Alguns dados sobre como a opinião pública digital do mundo está olhando para o drama das mulheres no regime do Talibã:
Do total de 53.320 artigos produzidos nas últimas 24 horas por sites de notícias no planeta, 29% trazem narrativas sobre a questão feminina.
No Twitter, no mesmo período, dos 9,8 milhões de posts sobre a saída americana e a ascensão do Talibã, 7% dos posts carregam associações com expressões relacionadas ao universo das mulheres e das meninas locais.
No Facebook, essa relação é de 4,5% entre os 382 mil posts publicados nas últimas 24 horas em fanpages, grupos e perfis verificados nessa rede social.
No Google, o interesse pelo País cresceu desde ontem e atingiu o seu pico às 17h32 dessa segunda-feira, mas já está desacelerando.
Houve uma queda de 36% no interesse às 17h16 de ontem. A pergunta mais comum é para onde estão sendo transferidos os refugiados afegãos, mas entre as 25 buscas que mais despertaram interesse desde ontem há duas sobre as mulheres e sete em torno das imagens de pessoas caindo do avião em após a decolagem.
Nesse contexto, a mídia parece ser única força capaz de proteger as mulheres corajosas do Afeganistão, como as quatro que resolveram protestar diante de soldados do Talibã publicado no perfil da jornalista Masih Alinejad.