eleições 2022

Desconhecido, Anderson Ferreira tem espaço para crescer, mas alta rejeição a Bolsonaro pode atrapalhar

Amigo de Bolsonaro desde os tempos da Câmara dos Deputados, o prefeito de Jaboatão é aliado do presidente Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 19/08/2021 às 15:00
Notícia
X

A pesquisa da Plural sobre as intenções de voto nas eleições de 2022, publicada ontem pelo blog de Jamildo, mostra que o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, do PL, tem uma rejeição relativamente baixa, de 20%, e um grande potencial de crescimento, se se considerar que 51% disse não conhecer o candidato.

Depois dele, somente Raquel Lyra, de Caruaru, é menos desconhecida, para 48% dos entrevistados. Marília Arraes, apesar de estar em campanha desde as eleições estaduais passadas, ainda é desconhecida por 11% dos entrevistados. Geraldo Júlio, do PSB, por 27% dos entrevistados.

Rejeição de Bolsonaro

Caso saia mesmo candidato, em janeiro do próximo ano, como querem aliados, o desafio de Ferreira será remar contra a rejeição de Bolsonaro em Pernambuco. O gestor tem sido ajudado de todas as formas com financiamentos da caixa e BNDES, além de visita de ministros do governo Bolsonaro, não podendo esconder o apoio do aliado.

Os entrevistadores da empresa de pesquisas eleitorais Plural perguntaram aos eleitores do Estado que avaliação eles fariam do governo Bolsonaro.

De acordo com as planilhas de resposta, ruim (10%) e péssimo (51%) somaram 61% das respostas dadas.

Para 20% dos entrevistados, a administração federal é regular.

Os índices de ótimo (5%) e bom (12%) ficaram em 17%.

Ainda no mesmo levantamento, os entrevistadores, no item 23, perguntam aos eleitores se, pensando nos erros e acertos do governo do presidente Bolsonaro, eles votariam em um candidato a governador apoiado pelo atual presidente.

A grande maioria, com 65%, respondeu que não votaria. 3% disse não saber ou nao opinou.

15% afirmou que sim, que votaria em alguém indicado por Bolsonaro, enquanto outros 17% afirmaram que dependeria do candidato a ser apresentado.

A pesquisa de opinião da Plural foi realizada entre os dias 07 e 11 de agosto, tendo sido realizada em mais de 80 cidades do Estado, de forma presencial. Realizada para consumo interno, a pesquisa não precisa de registro no TRE nem a empresa declinou o contratante. Foram realizadas mil entrevistas, nas cinco mesorregiões do Estado, com margem de erro de 3% e grau de confiança de 95%.

Tags

Autor