mundo do direito

Pesquisa Exatta mostra eleição embolada na OAB em Pernambuco, com Almir Reis e Fernando Ribeiro colados

Os advogados locais vão às urnas em novembro e se mostram divididos

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 26/08/2021 às 17:00 | Atualizado em 26/08/2021 às 17:06
Notícia
X

O Instituto Exatta realizou uma pesquisa de opinião sobre as intenções de voto nas eleições internas da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco. A eleição vai ser realizada na segunda quinzena de novembro próximo.

Pela situação, existe o Movimento Advocacia Mais Unida, que é do grupo da situação da OAB-PE, capitaneado pelo advogado Fernando Ribeiro.

Pela oposição, estão os advogados Almir Reis e Fernanda Resende – líderes do Movimento “A Ordem é Renovar” .

A pesquisa foi realizada em agosto com mil entrevistados, tendo sido bancada por um grupo de grandes bancas locais, para definir o posicionamento na disputa.

A eleição local também é atrelada ao processo nacional porque os conselheiros eleitos nos Estados votam nas chapas nacionais.

Pois bem.

De acordo com os números, a disputa entre os advogados estaria embolada entre situação e oposição.

O candidato da oposição Almir Reis aparece com 27, 16% das intenções de voto, na pesquisa estimulada.

O candidato da situação Fernando Ribeiro aparece com 26,67% das intenções de voto.

40,365 disse que não sabe ou não respondeu quem preferiria no comando da OAB local.

Renovação ou situação?

Ainda de acordo com os números de agosto, a maioria quer renovação (30,30%) e 27,10% afirmou que apoia a situação. No entanto, em aberto, 42,60% não sabe ou não opinou em relação à questão.

Rejeição?

Quando o quesito é a rejeição, o candidato oficial aparece na frente.

De acordo com os números, Fernando Ribeiro tem 18,89% das citações, enquanto Almir Reis aparece com 13,15% das citações.

Cabos eleitorais

O atual presidente Bruno Baptista é citado por 7,31% como um nome que poderia influenciar na decisão de voto. No entanto, 37,80% afirmou não saber de nenhum nome ou 21,22% disse que ninguém teria este papel.

O levantamento também mostra que, entre os advogados locais, o presidente da OAB Nacional Felipe Santa Cruz não é um bom cabo eleitoral em Pernambuco. 27,32% disse que a gestão dele era péssima. 9,88% disse que era ruim. 20% disse que era boa e 14% disse que era ótima.

Uma das explicações para o desgosto com o líder de classe seria o suposto uso político da entidade, considerando que vai sair candidato nas eleições do Rio de Janeiro e teria dado menos atenção às prerrogativas da categoria. A conferir.

Tags

Autor