eleições 2022

Pesquisa vai mostrar intenções de voto em Simone Tebet como candidata à presidência e nível de confiança na urna eletrônica

O projeto começou em julho e vai até novembro de 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 30/08/2021 às 11:44 | Atualizado em 30/08/2021 às 11:50
Notícia
X

A Genial Investimentos e a Quaest divulgam, na quarta-feira (1/9), a partir das 8h, a terceira edição da Pesquisa Genial/Quaest, único levantamento mensal feito a partir de entrevistas domiciliares no Brasil.

A principal novidade da edição de setembro é a ampliação da amostra de entrevistas presenciais.

A partir de agora, a pesquisa aumenta o número de coletas domiciliares de 1,5 mil para 2 mil e a quantidade de cidades visitadas de 95 para 123.

Em setembro, a pesquisa vai mostrar o desempenho da senadora Simone Tebet entre os candidatos às eleições presidenciais de 2022 e verificar a confiança do brasileiro na urna eletrônica e no processo eleitoral do país.

Além disso, o estudo vai continuar acompanhando a avaliação do governo Bolsonaro e os principais fatores e comportamentos que norteiam a opinião e a tomada de decisão do eleitorado.

“A estratégia permite a interiorização da pesquisa, diminui a margem de erro, aumenta a capilaridade municipal e melhora as estimativas de subgrupos”, explica Felipe Nunes, coordenador da pesquisa e CEO da Quaest.

Metodologia

O projeto começou em julho e vai até novembro de 2022. Serão ao todo 24 rodadas de pesquisa nacional com amostragem probabilística por conglomerados até o último estágio de coleta e estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade, renda e PEA; totalizando 2 mil coletas domiciliares face a face.

Além da amostragem, a pesquisa também receberá tratamento estatístico de pós-estratificação para reduzir as chances de viés de seleção e não resposta. É a primeira pesquisa nacional que combina coleta domiciliar com modelagem em pós-estratificação.

As entrevistas domiciliares são realizadas nas 27 unidades da federação, abrangendo 123 municípios, com nível de confiança de 95% e margem de erro máxima de 3%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.

Na quarta-feira (1/9), às 10h, José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial, Felipe Nunes, coordenador da pesquisa e CEO da Quaest, e Jairo Nicolau, cientista político da FGV, participam de live para comentar o resultado da pesquisa e apontar os dados mais significativos. A live poderá ser acompanhada pelo canal da Genial no Youtube.

Tags

Autor