recursos hídricos

Gilson Machado Neto confirma nova visita de Bolsonaro a Pernambuco, em outubro

Ministros gravaram vídeo nesta quarta-feira informando da nova visita presidencial

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 15/09/2021 às 15:11 | Atualizado em 15/09/2021 às 23:23
Notícia
X

Depois que o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, revelou nesta quarta que o presidente Bolsonaro vai voltar ao Estado de Pernambuco em outubro, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, confirmou a visita e gravou um vídeo ao lado do colega para explicar a iniciativa.

Primeiro, Bolsonaro vai inaugurar o Ramal do Agreste, na cidade de Sertânia. Na cidade de Petrolina Bolsonaro inaugura um perímetro irrigado com 5 mil hectares e dará ordem de serviços para uma segunda área de irrigação.

"Estive hoje com o ministro Rogério Marinho e confirmamos mais uma entrega que beneficiará milhares de nordestinos. O presidente Bolsonaro participará pessoalmente da entrega do Ramal do Agreste, que é uma obra do Governo Federal, e tem 70,8 quilômetros de extensão com capacidade de vazão de 8 mil litros de água por segundo", afirmou Gilson Machado Neto.

A obra está sendo executada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com investimento de R$ 1,6 bilhão.

O empreendimento de infraestrutura hídrica captará água na barragem Barro Branco, em Sertânia (PE), com desague no reservatório Ipojuca, em Arcoverde (PE).

Ao todo mais de 60 municípios serão contemplados com mais segurança hídrica.

São eles: Arcoverde, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iatí, Pesqueira, Sanharó, Belo Jardim, Brejo de Madre de Deus, São Bento do Una, Lajedo, Tacaimbó, São Caetano, Cachoeirinha, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Poção, Jataúba, Calçado, Angelim, Palmerinha, São Caetano, Palmerinha, Jupi, Jucati, Orobó, Garanhuns, Brejão, Terezinha, Bom Conselho, Lagoa do Ouro, Correntes, Paranatama, Saloa, Caetes, Capoeiras, Ibirajuba, Jurema, Panelas, Agrestina, Altinho, Cupira, Lagoa dos Gatos, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes do Lério, Surubim, Casinhas, João Alfredo, Machados, Riacho das Almas, Cumaru, Passira, Salgadinho, Sairé, Camocim de São Feliz, Barra de Guabiraba, Bonito, São Joaquim do Monte.

A visita foi antecipada por Marinho em entrevista ao Programa Cidade em Foco da Rede Pernambuco de Rádios. Ele destacava investimentos da pasta para o Nordeste e fala de seu futuro político, com o comunicador Alberes Xavier.

O ministro disse que a ideia é que o presidente visitará as obras da Canal do Agreste, uma das maiores obras complementares da transposição do São Francisco. Trata-se de obra de R$ 1, 6 bilhão neste governo.

Marinho disse que o canal está pronto para inauguração e que agora só vai faltar a adutora, representando cerca de 60% do sistema. "Sem a adutora, a água não chega, mas também é verdade que sem o canal não tem a adutora", comentou

Tags

Autor