Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Exclusivo

Sem alarde, Paulo Guedes recua e libera análise dos pedidos de empréstimos de Pernambuco

O governador Paulo Câmara já anunciou que pretende obter empréstimos de até R$ 1,5 bilhão para transformar Pernambuco em um "canteiro de obras" em 2022, no Plano Retomada

JAMILDO MELO
JAMILDO MELO
Publicado em 28/09/2021 às 14:12
Notícia
MARCOS CORRÊA/PR
Presidente Jair Bolsonaro e ministro Paulo Guedes - FOTO: MARCOS CORRÊA/PR
Leitura:

O ministro da Economia, Paulo Guedes, revogou o artigo de portaria que suspendia a análise de pedidos de empréstimos de Pernambuco e outros estados.

A portaria inicial de Guedes, de 4 de agosto de 2021, foi duramente criticada pelo secretário de Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha.

Como o Blog revelou em primeira mão, o Estado de Pernambuco chegou a ajuizar ação no STF contra o governo Bolsonaro, pedindo que a tramitação do pedido de empréstimo de Pernambuco com o Banco do Brasil voltasse a andar. O STF deferiu liminar a favor de Pernambuco.

Agora, nos autos desta ação de Pernambuco contra o Governo Federal, sem alarde, a Advocacia Geral da União (AGU) informou, nesta segunda-feira (27), que o ministro Paulo Guedes recuou e revogou o artigo da portaria criticada pelo Governo de Pernambuco.

Com a informação nos autos judiciais, a AGU, que representa o governo Bolsonaro na ação, pediu a extinção do processo, sem julgamento de mérito.

O relator do processo no STF, ministro Roberto Barroso, ainda vai avaliar o pedido da AGU.

O Estado de Pernambuco ainda não se manifestou nos autos judiciais a respeito da nova petição.

Mais cedo, o Blog revelou que o governador Paulo Câmara (PSB) fez um grande ajuste fiscal em 2021, reduzindo as despesas de pessoal para apenas 40% da receita. O índice é um dos critérios para o Estado receber boa nota na capacidade de pagamentos, junto ao Ministério da Economia. Quanto melhor a nota, mais empréstimos Pernambuco poderá tomar.

O governador Paulo Câmara já anunciou que pretende obter empréstimos de até R$ 1,5 bilhão para transformar Pernambuco em um "canteiro de obras" em 2022, no Plano Retomada.

STF/AGU
Agora, nos autos desta ação de Pernambuco contra o Governo Federal, sem alarde, a Advocacia Geral da União (AGU) informou, nesta segunda-feira (27), que o ministro Paulo Guedes recuou e revogou o artigo da portaria criticada pelo Governo de Pernambuco - STF/AGU

 

STF/AGU
Agora, nos autos desta ação de Pernambuco contra o Governo Federal, sem alarde, a Advocacia Geral da União (AGU) informou, nesta segunda-feira (27), que o ministro Paulo Guedes recuou e revogou o artigo da portaria criticada pelo Governo de Pernambuco - FOTO:STF/AGU

Comentários

Últimas notícias