Arena

Geraldão será cedido à iniciativa privada

O prefeito João Campos colocou até a gestão do prédio da PCR nas PPPs

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 11/10/2021 às 12:10 | Atualizado em 12/10/2021 às 9:24
Notícia
X

O secretário-executivo de parcerias estratégicas da Prefeitura da Cidade do Recife, Thiago Ribeiro, disse ao blog de Jamildo, em entrevista exclusiva nesta segunda-feira, que o prefeito João Campos (PSB) bateu o martelo e decidiu incluir o ginásio de esportes Geraldão, na Imbiribeira, no pacote de parcerias público privadas da capital pernambucana.

A previsão oficial é que o edital de chamamento seja publicado no começo do próximo ano.

"Devemos ter novidades nos próximos meses e queremos realizar a PPP do Geraldão logo depois dos relógios digitais. faz parte de um processo maior, de ir começando com um grau de conservadorismo e depois ir ampliando as PPPs. Não temos uma cultura ainda de parcerias público privadas na cidade", afirma o técnico. "A primeira onda de projetos deve durar dois anos e vai incluir os projetos mais fáceis de estruturação, auto-sustentados, em ternos de viabilidade econômica", compara.

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
MODELO Parceiro poderá explorar eventos e estacionamento, mas terá de atender a PCR quando requisitado - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Ribeiro conta que o agente privado que assumir o controle do Geraldão poderá explorar os eventos e o estacionamento, mas estará obrigado a ceder o espaço para a PCR em eventos públicos, quando requisitado. Pode haver receita de bares e restaurantes por parte do investidor privado também.

O executivo disse que ainda não é possível afirmar quanto a PCR pode arrecadar com a iniciativa.

Uma das vantagens para a Prefeitura da Cidade do Recife, no processo, é se livrar dos custos de manutenção da arena multiuso.

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Ginásio é um dos principais equipamentos para a prática esportiva de alto rendimento - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

"Não é privatização. Não pode fazer o que quiser, tem regulação, é uma concessão e há uma série de obrigações, com punições estabelecidas", explica.

Nesta primeira onda de concessões, além do Geraldão e relógios digitais, a PCR planeja incluir todos os parque urbanos na cidade no pacote, mas ainda não sabe se fará isoladamente ou em conjunto, só depois de um estudo com o BNDES. "O estudo pode ficar pronto este ano ainda", avalia.

Na mesma linha, o prefeito João Campos aprovou que até mesmo a gestão do prédio da PCR possa ser gerido pela iniciativa privada, em regime de concessão.

Tags

Autor