ELEIÇÃO

Quem é quem na luta pela presidência da OAB-PE

Dois grupos competem pela presidência da Ordem dos Advogados de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 19/10/2021 às 12:27
Notícia
X

No dia 16 de novembro, os advogados pernambucanos decidem quem será o novo presidente da OAB-PE. Duas chapas disputam o pleito de forma acirrada: Advocacia mais Unida e Renova OAB. A primeira é encabeçada por Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, enquanto a segunda é comandada por Almir Reis e Fernanda Resende. Saiba quem é quem na disputa:

Advocacia mais Unida

O grupo Advocacia mais Unida é a chapa que representa a situação, sendo apoiada pelo atual presidente Bruno Baptista. Atual vice-presidente da entidade, Ingrid Zanella, gostaria de lançar-se candidata do grupo explorando o argumento de que poderia ser a primeira mulher no comando da OAB local. Um grupo de aliados e aliadas ensaiou manifestos e reuniões, mas não teve sucesso.

Bruno bateu o martelo em favor de Fernando. Curiosamente, o peso na balança em favor de Fernando Ribeiro pode ter sido justamente a política. "O ex-presidente da OAB Jayme Asfora gravou um vídeo em apoio à Ingrid Zanella e isto ajudou os vários inimigos dele a definirem o apoio a Fernando", cita um experiente advogado e fonte na OAB.

Fernando Ribeiro Lins

O pré-candidato à presidência da OAB-PE pela situação, o advogado cível e tributário Fernando Ribeiro Lins, de 48 anos, define-se como um homem conciliador e de grupo. Com paciência, ele soube esperar a oportunidade para dar a sua contribuição, depois de ter atuado como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE).

OAB/Divulgação
DUPLA Ao lado de Ingrid Zanella, Fernando Ribeiro Lins usa passagem pela CAAPE como exemplo em campanha - OAB/Divulgação

Indicado para a CAAPE pelo atual presidente, Bruno Baptista, a passagem na função serviu como um teste para desafios maiores. Na CAAPE, ele está terminando o terceiro ano do mandato. Antes, foi secretário geral da OAB por três anos na gestão de Ronnie Duarte. Também foi secretário geral adjunto por três anos, na gestão do ex-presidente Pedro Henrique. Leia o perfil do candidato à presidência da OAB-PE.

Ingrid Zanella

Ingrid Zanella, 38 anos, especialista em direito aduaneiro e marítimo, candidata a co-presidente na chapa de situação nas eleições da OAB, é uma figura tão expressiva no movimento classista dos advogados que até os adversários a apontam como a adversária mais forte, caso fosse a cabeça de chapa, no lugar de Fernando Ribeiro Lins.

A comparação obviamente visa desgastar o nome principal da chapa de situação, mas embute ainda um dado da realidade. Além da juventude, que evoca renovação, a jovem advogada defende pautas inclusivas e questões de gênero, como a paridade entre homens e mulheres em um universo historicamente masculino." Sou apaixonada pela OAB", diz. Leia o perfil completo da candidata à vice-presidência.

Renova OAB

A oposição na disputa pelo comando da OAB de Pernambuco trabalha para desalojar o grupo de advogados que controla a entidade classista por 15 anos, desde 2006. Em 90 anos de OAB, a façanha de tomada do poder só foi realizada com Jayme Asfora, na disputa contra Júlio Oliveira, que buscava a reeleição, em 2006.

Divulgação
Advogados Almir Reis e Fernanda Resende - Divulgação

Foi a primeira vez, desde a criação da OAB, que a oposição ganhava uma eleição. Hoje, Jayme Asfora, ex-vereador do Recife, está rompido com o grupo original. Naquela época, a OAB manejava R$ 5 milhões por ano. Hoje, cerca de R$ 36 milhões/ano.

Almir Reis

O advogado previndeciarista Almir Reis, 35 anos, sonha alto. No começo desta jornada, Almir Reis conta que era apelidado pela situação de "aventureiro". Em agosto, já havia palmilhado 128 cidades do Estado, em campanha.

ARQUIVO PESSOAL
JUVENTUDE Almir Reis disse que andou bastante e passou a "incomodar" por tornar-se conhecido no Estado - ARQUIVO PESSOAL

"Eu tinha quase 100% de intenção de voto no meu seguimento, mas era um ilustre desconhecido dos demais. Tinha 70% de desconhecimento em abril. Andei muito, me tornei conhecido e hoje incomodo. E sabe a razão? O sentimento de renovação me conecta à maioria", afirma Almir Reis, o ex-presidente da associação dos advogados previdenciários do Estado e vice-presidente nacional da congênere nacional. Leia o perfil completo do candidato à presidência da OAB-PE.

Fernanda Resende

Quando Fernanda Resende decidiu ingressar no Direito não imaginava que sua experiência formaria outros três mil advogados. Ela descobriu a vontade de ensinar entre as dificuldades do início da carreira como advogada independente e, duas décadas depois, concorre à vice-presidência da OAB com olhar especial para a jovem advocacia. Junto com Almir Reis, candidato à presidência, comanda a chapa Renova OAB.

Divulgação
Fernand Resende, candidata à vice-presidência da OAB-PE - Divulgação

Fernanda Resende é Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde também fez seu curso de graduação e atuou como monitora, descobrindo sua vontade de ser professora. Sua pós-graduação foi em Direito Tributário pela UFPE. Leia o perfil completo da candidata à vice-presidência.

Tags

Autor