SENADO

CPI da Covid: saiba o que acontecerá com as acusações contra Bolsonaro

Relatório final da CPI da Covid foi apresentado nessa quarta

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 21/10/2021 às 8:28
Notícia
X

O relatório final da CPI da Covid, apresentado nessa quarta-feira (20) pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL), recomenda a investigação de Jair Bolsonaro (sem partido) em diferentes âmbitos por ações e supostas omissões do Governo Federal em relação à pandemia do coronavírus. Mais de 60 pessoas foram indiciadas (confira aqui os principais nomes).

O documento pede que o presidente seja investigado e responsabilizado por crimes comuns, por crimes de responsabilidade e por crimes contra a humanidade. O relatório será votado pelo colegiado da CPI na próxima terça-feira (26) e, caso aprovadas, cada frente de acusações será enviada a seus respectivos órgãos.

As acusações de crime comum serão encaminhadas à PGR (Procuradoria-Geral da República), comandada por Augusto Aras. Renan chegou a traçar estratégia para evitar uma possível inação da autoridade.

A Câmara dos Deputados, por sua vez, vai analisar os supostos crimes de responsabilidade, o que pode acabar em possível abertura de processo de impeachment.

Já as acusações de crimes contra a humanidade serão enviadas ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

Tags

Autor