Passagem

Morre o ex-secretário de Saúde Guilherme Robalinho

Robalinho foi ex-secretário de Saúde de Jarbas Vasconcelos e sempre teve uma forte atuação política

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 24/10/2021 às 7:05 | Atualizado em 25/10/2021 às 16:05
Notícia
X

Atualizada às 13h30

O ex-secretário de Saúde de Pernambuco (1999 a  2004) Guilherme Robalinho, de 81 anos, faleceu, na noite do sábado (23), por volta das 22h40, no Hospital Português, área central do Recife, depois de um longo período de internação. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, a causa da morte foram complicações provocadas por uma doença neurológica degenerativa chamada miastenia gravis.

O velório do médico Guilherme Robalinho ocorreu no Salão Nobre do Hospital Português, na manhã e tarde do sábado (24). O corpo foi cremado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, numa cerimônia reservada à família.

Guilherme Robalinho também foi gerente médico do Hospital Português, onde se dedicou atualmente a novos pioneirismo. Veja vídeo mais abaixo.

Era um grande profissional de saúde e uma incrível figura humana. O blog presta condolências aos familiares e milhares de amigos.

Robalinho também foi secretário de Saúde do Recife, sempre ao lado de Jarbas Vasconcelos.

Robalinho rebate críticas por pré-candidatura e ironiza defecções do Democratas e Tucanos para os braços de Eduardo. Reclama até da dubiedade de Elias Gomes. Isto foi em 2010, quando Jarbas Vasconcelos foi para o sacrifício contra Eduardo Campos, que buscava a reeleição.

"Não é fácil colocar em palavra o desaparecimento de um grande amigo. E quando esse amigo é um parceiro de vida, com mais de 40 anos de caminhada, essa tarefa fica ainda mais difícil. Ele leva um pedaço da nossa própria história, de fortes lembranças e recordações. É assim que sinto a ausência de Guilherme Robalinho, amigo, médico, parceiro de trabalho, e companheiro de tantas lutas. Um homem que soube dedicar tudo de si as missões a que se propôs abraçar, fossem na medicina, política ou na gestão de projetos inovadores na saúde do Recife e de Pernambuco. Seu exemplo e sua dedicação foram e seguem sendo uma inspiração para todos nós. Deixo aqui meus sinceros sentimentos a Conceição, Romero, Regina, José, e a tantos amigos que ele soube cativar e que agora passam a conviver com a saudade. Que o incansável combatente, cheio de belos exemplos, possa descansar em paz", afirmou Jarbas Vasconcelos, Senador da República, em nota encaminhada ao blog.

"O domingo começou com a triste notícia do falecimento do médico e amigo Guilherme Robalinho. Sua história é de luta e de muito trabalho pela saúde do povo pernambucano, que marcou época, em prol da nossa gente. À família e amigos, o meu mais fraterno abraço", afirmou Raquel Lyra, Prefeita de Caruaru, filha do ex-secretário de Saúde de Eduardo Campos e ex-governador João Lyra.

"Uma grande perda para Pernambuco a morte de Guilherme Robalinho. Além do brilhante gestor na área de saúde e de sua formação como médico, tinha preparo intelectual e especial gosto pela atividade política. Sempre muito lúcido na compreensão dos problemas do País e do nosso Estado. Meu abraço e sentimentos a toda a família.", informou Armando Monteiro Neto, hoje no PSDB.

"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-secretário de Saúde de Pernambuco Guilherme Robalinho. Extremamente dedicado à nossa missão na medicina, Robalinho foi uma figura ímpar na história da Saúde. À frente da gestão da pasta na Prefeitura do Recife e na Secretaria Estadual nos mandatos de Jarbas Vasconcelos, construiu uma carreira sólida e transformou a vida de muitos pernambucanos. Minha admiração e respeito por esse grande homem que lutava pela vida com maestria e extrema dedicação. Manifesto toda a minha solidariedade e votos de força aos familiares e amigos neste momento de dor e perda ", disse André Longo, Secretário de Saúde de Pernambuco.

LUCIO BERNARDO JUNIOR / CÂMARA
APELO Jarbas defende que órgãos fiscalizadores não se omitam - LUCIO BERNARDO JUNIOR / CÂMARA

Em 2012, ele era médico do senador Jarbas Vasconcelos, tranquilizando sobre a saúde de Jarbas quando o ex-governador foi submetido a cirurgia cardíaca em São Paulo.

Jarbas havia programado para se internar numa sexta-feira de junho no Hospital Português, para fazer uma endoscopia digestiva, já que  vinha apresentando um desconforto, uma esofagia de refluxo enquanto se alimentava.

"Esses sintomas também podem estar relacionados com o sofrimento de coronária. No cateterismo ele apresentou duas lesões no coração, que funciona perfeitamente bem. A melhor opção é a colocação de duas pontes mamárias. Elas passarão perto do coração, mas é uma cirurgia cardíaca das mais simples", avisou, na época, o médico.

Sobre o humor de Jarbas, Robalinho disse que ele estava tranquilo, só foi pego de surpresa.

"Ele não estava esperando que o cateterismo desse uma indicação cirúrgica. E após o resultado, ele precisou ficar 6 horas com a perna imobilizada. E você conhece o humor de Jarbas como é que é."

Sobre as recomendações para o pós-cirurgia, o médico brincou: "Ele já assumiu o compromisso de parar definitivamente de fumar. Mas vai poder continuar comendo o cozido no fim de semana, tomando uma cachacinha. Mas sem extravagância durante a semana."

Jarbas voltou a fumar inveteradamente, recentemente.

Aventura no PPS de Raul Julgmann

Em janeiro de 2010, Robalinho chegou a aventurar-se na política. Na sede do PMN, no bairro de Santo Antônio, o PPS e o PMN decidiram apresentar o nome do ex-secretário de Saúde da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado, Guilherme Robalinho, como candidato ao Senado. A reunião serviu ainda para preparar os pré-candidatos dos dois partidos para a campanha eleitoral daquele ano.

O evento contou com a presença dos presidentes estaduais do PPS e do PMN, respectivamente, deputado federal Raul Jungmann e o empresário Silvio Barbosa. O encontro definiu então que os dois partidos deveriam formar uma coligação própria na chapa proporcional para deputado estadual. Vejam só, o encontro discutiu ainda uma aliança com o Partido Social Liberal - PSL, do empresário Luciano Bivar.

Cerca de 100 pessoas marcaram presença no ato, com 54 pré-candidatos a deputado estadual e 27 para deputado federal.

No evento, o deputado Raul Jungmann dizia que a oposição começa a crescer em torno das suas principais lideranças, como Jarbas Vasconcelos, Marco Maciel, Sérgio Guerra e Guilherme Robalinho.

“Hoje o governo Lula está no auge, e Eduardo Campos está na frente nas pesquisas, mas com Jarbas candidato e o palanque montado, teremos condições de virar esse jogo”, afirmava Jungmann, que acabou saindo candidato ao Senado, sem sucesso.

Caso dos vampiros

Como toda pessoa que se envolve com política, acaba pagando um preço alto. No caso, o ex-secretário de Saúde de Pernambuco e um dos principais ex-assessores do ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), Guilherme Robalinho, ficou indignado. Mesmo assim ele dizia conseguir ver um "lado positivo" ao ter seu nome supostamente envolvido com pessoas ligadas ao escândalo dos vampiros.

Tags

Autor