CULTURA

Forró deve se tornar Patrimônio Cultural do Brasil

O pedido foi apresentado pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba.

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 07/11/2021 às 15:12 | Atualizado em 05/07/2022 às 11:22
Notícia
X

Deu-se início ao processo de de registro do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil, na categoria Ritmo. No Diário Oficial da União, foi publicado na última sexta (5) um aviso sobre o trâmite para oferecer o reconhecimento do bem cultural "Matrizes Tradicionais do Forró".

O pedido foi apresentado pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba recebendo, ainda, o consentimento, por meio de abaixo-assinado, de 423 forrozeiros de todo o país.

Dessa forma, o ritmo em breve se tornar Patrimônio Cultural do Brasil, já que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) conclui etapa importante do processo para o tombamento do bem “Matrizes Tradicionais do Forró”.

A autarquia é vinculada ao Ministério do Turismo, comandado por Gilson Machado, já chamado cá em Pernambuco de "ministro sanfoneiro".

O aviso publicado no Diário Oficial da União abre, por trinta dias, prazo para receber manifestações, que devem ser enviadas ao e-mail [email protected]. Após esse prazo, a matéria será votada no Conselho Consultivo do Patrimônio, no dia nove de dezembro.

"Entende-se por 'Matrizes Tradicionais do Forró' uma Forma de Expressão multimodal, cujo núcleo é a performance social de um leque de tipos de música e dança", diz trecho do documento.

Tags

Autor